Cidade de SP suspende aulas na zona urbana por surto de diarreia
- 04/11/2026 20:40
- Redação
A Prefeitura de Itapeva divulgou, nesta quarta-feira (4), que as aulas da rede municipal de ensino da zona urbana estão suspensas nos dias 4, 5 e 6 de novembro, por conta da higienização das caixas d’água das unidades escolares, para prevenir que os alunos sejam contaminados, após os casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) na cidade, localizada no interior de São Paulo.
Uma nota da Sabesp apontou que foi ampliado o volume de água distribuído por caminhões-pipa no município de Itapeva, passando de 300 mil para 450 mil litros por dia. A ação deu prioridade para escolas, unidades de saúde e outros serviços essenciais.
O órgão ainda completou que foi mobilizada uma força-tarefa para instalar caixas-d’água e bombas pressurizadoras em escolas, principalmente nas unidades com menor reserva.
A Sabesp também destaca que intensificou o monitoramento da qualidade da água, com reforço da cloração, renovação da água nas redes de distribuição e análises adicionais diárias.
A Prefeitura de Itapeva informou que a Sabesp não conseguiu, por questões logísticas de abastecimento, completar o fornecimento de água por caminhões-pipa em todas as caixas d’água das unidades escolares.
Por isso, as aulas da rede municipal de ensino da zona urbana estarão suspensas nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Na zona rural, as aulas seguem na normalidade, em todas as etapas do ensino infantil e fundamental, por serem abastecidas por poços artesianos.
Um relatório divulgado pela Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, aponta que o município registrou uma redução no número de atendimentos por Doença Diarreica Aguda (DDA) na última semana de outubro.
O mais atualizado boletim epidemiológico da Vigilância Epidemiológica analisa que, entre 25 e 31 de outubro, foram registrados 591 atendimentos nas cinco principais unidades de saúde da cidade: Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro Materno Infantil, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Unimed.
Na semana anterior, de 18 a 24 de outubro, haviam sido contabilizados 626 atendimentos, representando uma redução de 35 registros.
Confira a evolução semanal dos atendimentos:
Comissão aprova piso salarial para funcionários de apoio da educação básica | CNN 360°
A Secretaria Municipal da Saúde informou que a população deve continuar com os cuidados com a higiene, como consumir água de procedência segura e realizar a lavagem adequada dos alimentos.
Em caso de sintomas como diarreia, vômitos e dores abdominais, a orientação é procurar atendimento em uma unidade de saúde.
*Sob supervisão de Thiago Félix