Final de ano: Varejo paulista deve criar 20,5 mil vagas, diz FecomercioSP
- 03/11/2026 16:21
- Redação
O varejo paulista deve criar cerca de 20,5 mil postos de trabalho com carteira assinada entre os meses de outubro e novembro para atender ao aumento de demanda para os períodos da Black Friday e Natal, além dos efeitos do pagamento do décimo terceiro salário.
Os dados são da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e mostram a pior expectativa para o período em seis anos, em meio à redução do varejo ao longo do ano.
A pesquisa ainda aponta que os supermercados e lojas de vestuário devem concentrar entre 60% e 65% das vagas, como funções de vendedores, atendentes, operadores de caixa e repositores.
Ainda que agite o mercado de trabalho, se confirmado, o número de postos criados não mostra otimismo ante os anos anteriores. Em 2025, por exemplo, o aumento foi de 23,9 mil vagas.
De acordo com a FecomercioSP, o recuo pode ser explicado, em partes, pela redução nas vendas neste ano. Até julho, o faturamento real do varejo paulista caiu 6,1%, enquanto em 12 meses a queda foi de 3,5%.
Outra razão pode ter sido o pico de vínculos celetistas no setor. Novembro de 2025 teve o maior patamar da série histórica, e a desaceleração da economia e vendas tende a ajustar os postos de trabalho. Até agosto, por exemplo, mais de 11 mil vagas foram encerradas.
A crise das grandes varejistas também deve entrar na conta, de acordo com a organização. Os casos de recuperação judicial anunciados nos últimos meses contribuíram para o fechamento de lojas, o que também afeta nos resultados mensais de empregos do setor.
A Casas Bahia, por exemplo, que entrou com pedido de recuperação judicial há poucos meses, se viu obrigada a fechar quase 300 lojas para reestruturação das contas.
Mais recentemente, a Ri Happy, grande marca de brinquedos, também entrou com pedido de recuperação extrajudicial para renegociar R$ 827,4 milhões em dívidas.
Entre os nomes que enfrentam situações parecidas ainda estão o Habib’s, rede de fast food árabe com dívida de R$ 265 milhões, e a Tok&Stok, famosa rede de móveis e itens para casa.
Recuperação extrajudicial: Entenda por que a Raízen protocolou pedido | CNN AGRO NEWS
Por fim, a federação cita o fim da escala 6×1 como fator de impacto. A proposta reduz a jornada máxima de 44 para 40 horas semanais, garante dois dias de repouso remunerado por semana e impede a redução dos salários dos trabalhadores.
Mesmo com o período de transição, a necessidade de mais um dia de folga por semana e o aumento dos custos por hora trabalhada também pode fazer com que as empresas sejam mais cautelosas na hora de contratar.