Consumo de gás natural no Brasil cresce 15,4% no primeiro semestre
Brasil

Consumo de gás natural no Brasil cresce 15,4% no primeiro semestre

  • 03/11/2026 10:57
  • Redação

O consumo de gás natural no Brasil cresceu 15,4% no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado).

Ao todo, o volume de gás natural movimentado no Brasil nos primeiros seis meses atingiu a média de 57,5 milhões de metros cúbicos por dia. No ano passado, a média registrada foi de 49,9 milhões.

Vale lembrar que com o fim do período chuvoso em março, mais usinas termelétricas são acionadas e o consumo do gás costuma subir.

Leia Mais:

A associação compila o consumo nos segmentos industrial, automotivo, comercial, residencial, geração elétrica, cogeração, matéria-prima, entre outros.

Para o diretor executivo da Abegás, Marcelo Mendonça, a alta na demanda elétrica é um indicativo da relevância do gás natural para a segurança energética do país.

“Outra agenda importante é promover a redução de custos em infraestruturas, concluindo a revisão tarifária no transporte de gás”, disse.

Ainda segundo o diretor, o desafio do setor é expandir a infraestrutura, interiorizando o gás e aprimorando o ambiente regulatório.

Segundo a entidade, o principal vetor do crescimento no semestre foi o segmento de geração elétrica, que registrou uma alta expressiva de 49%, saltando de uma média diária de 11,4 milhões de m³/dia na primeira metade do ano passado para 17 milhões de m³/dia no primeiro semestre deste ano.

Já o segmento industrial, que representa a maior parcela do volume consumido no país, manteve sua trajetória de expansão com alta de 4,5%.

O volume médio diário do setor subiu para 30,8 milhões de m³/dia no mesmo período deste ano, ante 29,5 milhões no ano anterior.

Ainda segundo a Abegás, outros destaques positivos do semestre foram o crescimento do consumo residencial, de 2,3%, com média de 1,5 milhão de m³/dia, e a demanda por gás como matéria-prima, com alta de 8%, alcançando média de 556,3 mil m³/dia.

No segmento comercial, o consumo ficou estável, registrando média de 881 mil m³/dia. Já os segmentos automotivo e cogeração apresentaram retrações no período.

  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: