Premiê do Canadá diz que teve “boa conversa” com Trump sobre comércio
- 01/11/2026 15:38
- Redação
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou neste domingo (1º) que teve uma boa conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o futuro do comércio entre os dois países, que estão envolvidos em uma guerra comercial.
Carney publicou na rede social X que a conversa entre eles “dá continuidade às recentes discussões construtivas sobre as linhas gerais de um acordo comercial mutuamente benéfico” que criaria empregos, melhoraria a acessibilidade dos preços e respeitaria plenamente os idiomas, a cultura e a soberania do Canadá.
“Nossas equipes trabalharão nas próximas semanas para alcançar esse resultado”, declarou Carney.
Nos últimos meses, o Canadá e os Estados Unidos impuseram, mutuamente, tarifas que somam bilhões de dólares. A imposição de tarifas ao Canadá tornou-se um tema relevante em alguns estados americanos que fazem fronteira ao norte, como Michigan e Maine, às vésperas das eleições de meio de mandato nos EUA, que ocorrem nesta terça-feira (3).
Na semana passada, Trump afirmou que um acordo comercial com o Canadá estava próximo; contudo, o Canadá havia relatado, anteriormente, um progresso limitado nas negociações comerciais, apesar dos esforços para reduzir as tarifas sobre aço e automóveis.
Trump evita confirmar novos ataques e diz não ter pressa por acordo com Irã | CNN AGORA