Quaest: para 60%, medidas anunciadas por Lula são eleitoreiras
Politica

Quaest: para 60%, medidas anunciadas por Lula são eleitoreiras

  • 21/10/2026 17:42
  • Redação

Para a maioria dos brasileiros, as medidas anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a poucos dias do segundo turno são eleitoreiras. É o que mostra pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (21).

Segundo o levantamento, 60% dos entrevistados veem objetivo eleitoral nas medidas de Lula. Para 32%, os anúncios feitos são necessários, independentemente de terem sido anunciadas durante a eleição. Outros 5% acreditam que os dois cenários são plausíveis.

Para 1%, nenhuma das opções são verdadeiras, enquanto 2% não souberam ou não responderam.

A pergunta foi feita somente para os eleitores que afirmaram ter ouvido falar sobre alguma medida anunciada pelo governo no último mês, o que representa cerca de metade dos entrevistados.

Os eleitores que não ficaram sabendo de nenhum anúncio representam 42%, enquanto 8% não souberam ou não responderam.

Entre os eleitores que ouviram falar nas medidas, o aumento do Bolsa Família foi a mais lembrada, mencionada por 25% dos participantes.

Em seguida, aparecem o fim da escala de trabalho 6×1, com 16%, e a proibição das bets — as apostas online —, e o pacote de medidas para microempreendedores individuais (MEIs), ambos com 11%.

Metodologia

Foram ouvidas 2.154 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi contratado pela Globo e pelo jornal O Globo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-08535/2026.

Flávio Bolsonaro exalta liderança; Lula, menor rejeição em pesquisa Quaest | CNN 360°

 

A CNN Brasil utiliza ferramentas de inteligência artificial para extrair dados e gerar textos a partir dos relatórios dos institutos de pesquisas eleitorais. Todas as informações são checadas por jornalistas, e o texto final também passa por revisão da redação da CNN antes de ser publicado. Clique aqui para saber mais
  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: