Espanha diz não aceitar interferências externas e critica Milei: “Indigno”
- 21/10/2026 16:42
- Redação
O Ministério das Relações Exteriores da Espanha disse nesta quarta-feira (21) não aceitar interferências externas e chamou Javier Milei de “indigno”. Isso acontece após o presidente da Argentina chamar o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de “ditador inapresentável”.
“A Espanha é uma nação soberana que não aceita ingerências externas, nem ataques e injúrias ao seu presidente e suas instituições eleitas, livre, democrática e soberanamente, nem tolera que ninguém atrapalhe essa convivência pacífica e democrática”, expressou a pasta em comunicado.
A fala de Milei foi feita durante visita do presidente argentino ao país europeu, que acontece a pouco mais de um mês das eleições espanholas. A votação foi antecipada para o dia 29 de novembro, depois que o Congresso não aprovou um pacote de medidas destinadas a mitigar a crise habitacional no país.
O governo de Sánchez, premiê da esquerda que tenta se reeleger, também fez referência à fala de Milei de que espanhóis deveriam “tirar os socialistas a pontapés” porque estão no “berço do liberalismo”.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Espanha qualificou as falas do argentino como “insultos e calúnias” e afirmou que o líder do país sul-americano incitou “o uso da violência”.
“É indigno que uma pessoa que ostenta a mais alta chefia de uma nação realize visitas ao nosso país com o único objetivo de tentar gerar um clima de polarização e violência entre os espanhóis e entre nações irmãs, como são a espanhola e a argentina”, afirmou a chancelaria do país europeu.
Milei está na Espanha desde a última terça-feira (20) para uma série de eventos. O discurso no qual fez duras críticas a Sánchez ocorreu em um Fórum Econômico, na manhã desta quarta.
Durante a tarde, Milei fez uma ligação por vídeo com o candidato do partido Vox e se reuniu com a presidente da Comunidade de Madri, Isabel Díaz Ayuso, ambos de direita.