Entorno de Lula defende promessa de tarifa zero antes do 2° turno
Politica

Entorno de Lula defende promessa de tarifa zero antes do 2° turno

  • 15/10/2026 16:24
  • Redação

Aliados no entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendem que o petista prometa, antes do segundo turno das eleições, estabelecer tarifa zero no transporte público caso permaneça à frente do Palácio do Planalto.

Lula ainda não tomou uma decisão, segundo interlocutores do mandatário, mas o tema voltou a aparecer em reuniões. A coordenação da campanha petista discutiu, mesmo antes do primeiro turno, incluir a tarifa zero no plano de governo do presidente.

Pesou para a decisão de não prometer a medida uma determinação de Lula para que o programa de governo contasse apenas com propostas factíveis e a necessidade de um remodelamento complexo no financiamento do transporte público para acomodar a isenção.

O Ministério da Fazenda chegou a pedir um estudo para testar possíveis caminhos para implementar a mudança. Cálculos preliminares haviam mostrado que o custo fiscal poderia superar R$ 80 bilhões.

Para driblar o alto custo da medida, são avaliadas no entorno de Lula alternativas como prometer tarifa zero somente aos finais de semana e feriados ou mesmo a públicos selecionados, como estudantes.

A ideia original seria a de propor um “SUS do Transporte Público”, com uma reestruturação no financiamento do transporte público, de maneira a viabilizar a tarifa zero.

Lula aposta em pacote eleitoral e atos nas ruas | LIVE CNN

  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: