Exportações de etanol dos Estados Unidos crescem 6% em agosto
Geral

Exportações de etanol dos Estados Unidos crescem 6% em agosto

  • 07/10/2026 15:37
  • Redação

As exportações de etanol dos Estados Unidos cresceram 6% em agosto, para 211,8 milhões de galões, cerca de 801,5 milhões de litros, atingindo o maior volume em cinco meses. O avanço ocorreu apesar da praticamente ausência do Brasil no mercado americano pelo quinto mês consecutivo, segundo dados da RFA (Renewable Fuels Association).

O Canadá permaneceu como principal destino do etanol norte-americano, com embarques de 84,8 milhões de galões, 321 milhões de litros, alta de 14% em relação a julho. O volume representou cerca de 40% das exportações mensais e 58% dos embarques de etanol para uso industrial.

A União Europeia recebeu 51,6 milhões de galões, 195,3 milhões de litros, alta de 2%, enquanto os embarques para o Reino Unido saltaram 52%, para 19,5 milhões de galões (73,8 milhões de litros). Para a Colômbia, as exportações dispararam 163%, para 12,7 milhões de galões (48,1 milhões de litros)

Já os embarques para o Vietnã recuaram 44%, para 10,4 milhões de galões (39,4 milhões de litros), após o país registrar volume recorde de compras em julho.

Juntos, os cinco principais mercados responderam por 85% das exportações americanas de etanol em agosto.

Brasil reduz compras no mercado americano

Enquanto os Estados Unidos ampliaram as vendas externas, o Brasil praticamente não comprou etanol americano pelo quinto mês consecutivo. A RFA informou ainda que não foram registradas importações de etanol dos EUA em agosto, mantendo o volume acumulado no ano abaixo de 500 mil galões.

A ausência brasileira ocorre em um mercado em que os Estados Unidos vêm ampliando a oferta externa. Entre janeiro e agosto, as exportações americanas de etanol somaram 1,62 bilhão de galões,(6,13 bilhões de litros), alta de 12% ante o mesmo período de 2025.

Além do Canadá, União Europeia, Reino Unido e Colômbia, outros destinos relevantes em agosto foram Peru, Coreia do Sul, México e Guatemala.

Crescimento de DDGS

As exportações americanas de DDGS grãos secos de destilaria com solúveis, coproduto da produção de etanol utilizado na alimentação animal, também avançaram em agosto.

Os embarques chegaram a 1,30 milhão de toneladas, alta de 18% e o maior volume mensal desde agosto de 2015.

O México foi o principal destino, com 214.091 toneladas, seguido pela Indonésia, que registrou recorde de 203.258 toneladas, e pela Coreia do Sul, com 155.816 toneladas.

No acumulado do ano, as exportações de DDGS dos EUA somaram 8,57 milhões de toneladas, alta de 13% em relação aos primeiros oito meses de 2025.

Unica: etanol E32 deve elevar demanda em 1 bilhão de litros | MONEY NEWS

  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: