Noruega propõe proibição temporária de óculos com IA em alguns locais
Economia

Noruega propõe proibição temporária de óculos com IA em alguns locais

  • 05/10/2026 15:08
  • Redação

O governo da Noruega disse nesta segunda-feira (5) que planeja propor uma proibição temporária do uso de óculos com inteligência artificial em locais selecionados, alegando preocupação com a possibilidade de pessoas serem fotografadas, filmadas ou terem suas conversas gravadas sem o seu conhecimento.

A proposta reflete uma reação global mais ampla contra os óculos inteligentes equipados com câmeras devido a preocupações com a privacidade.

A proibição poderá ser aplicada a locais onde o público se reúne regularmente, como parques, praias, museus, centros comerciais e eventos públicos, afirmou o governo em comunicado.

“Me preocupa que novas e poderosas tecnologias estejam sendo introduzidas, nas quais as pessoas correm o risco de serem fotografadas, filmadas ou gravadas em áudio sem o seu conhecimento”, disse o Ministro da Digitalização e Governança Pública, Torgeir Micaelsen.

Isso também poderia se aplicar a escolas, parques infantis e clubes juvenis, bem como a locais sensíveis à privacidade, como consultórios médicos, piscinas e academias com vestiários.

O governo afirmou que não estava considerando uma proibição total e que o uso privado, bem como o uso em situações onde outras pessoas não corram o risco de serem filmadas sem consentimento, ainda seriam permitidos.

O governo afirmou que analisaria quais tecnologias seriam abrangidas pela proibição, incluindo se ela se aplicaria a óculos com câmera e gravação de áudio, óculos com câmera e funções de IA ou também a outras tecnologias vestíveis com câmera, gravação de áudio e/ou IA.

O governo minoritário afirmou que apresentará um projeto de lei ao parlamento o mais breve possível e que criará um grupo de especialistas para assessorar na regulamentação nacional permanente da tecnologia vestível.

Mark Zuckerberg apresenta novos óculos inteligentes com IA da Meta | Money News

  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: