Flydubai suspende voos com origem e destino a Israel após ataque
- 30/09/2026 16:18
- Redação
Os voos da Flydubai de e para Israel serão temporariamente suspenso enquanto autoridades investigam um ataque com faca dentro de um voo nesta quarta-feira (30), informou um porta-voz da companhia aérea.
O voo da que tinha como destino Israel foi forçado a desviar a rota para a Arábia Saudita mais cedo nesta quarta, após uma suposta tentativa de sequestro ter sido frustrada pelos passageiros a bordo.
“A segurança e o bem-estar de nossos passageiros, tripulação e operações continuam sendo nossa maior prioridade. Essa suspensão temporária permitirá que as autoridades competentes continuem seu trabalho e esclareçam todos os fatos relacionados ao incidente”, afirmou o porta-voz.
A Flydubai pede desculpas aos passageiros “cujos planos de viagem foram afetados e está trabalhando para oferecer assistência e providenciar alternativas sempre que possível”, disse o porta-voz.
A companhia aérea opera voos diários de ida e volta entre Dubai e Tel Aviv, uma rota popular entre cidadãos israelenses, informou a Reuters.
Autoridades israelenses suspeitam que o incidente envolvendo um voo da Flydubai possa ter sido uma tentativa de ataque terrorista, segundo dois funcionários israelenses e uma fonte israelense familiarizada com o caso à CNN.
O voo com destino a Israel vindo dos Emirados Árabes Unidos foi desviado para a Arábia Saudita depois de emitir sinais de emergência por causa de briga entre os pilotos nesta quarta-feira.
Um dos funcionários disse que informações obtidas pelas autoridades israelenses indicam que o copiloto tentou esfaquear o superior, e que um passageiro israelense ajudou a imobilizar o suspeito.
O piloto e o copiloto foram levados ao hospital devido aos ferimentos, enquanto os passageiros receberam atendimento no terminal do aeroporto, informou a operadora de aviação.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, cancelou sua agenda para realizar consultas com os principais responsáveis pela segurança de Israel sobre o incidente, segundo a fonte.
O voo FZ1073, da Flydubai, que seguia de Dubai para Tel Aviv, foi desviado quando sobrevoava o espaço aéreo da Jordânia em direção à Arábia Saudita. Segundo o site de monitoramento de voos Flightradar24, a aeronave transmitiu primeiro um sinal geral de emergência e, alguns minutos depois, outro alerta que indicava uma possível interferência ilícita.
O Boeing 737, que segundo a imprensa israelense transportava cerca de 150 passageiros israelenses, voltou a transmitir o sinal geral de emergência antes de pousar no aeroporto de Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita.
Os dados da aeronave indicam que ela desceu de forma repentina e rápida, perdendo quase 14 mil pés de altitude em menos de 30 segundos antes do primeiro sinal de emergência, segundo o Flightradar24.
Uma passageira a bordo do voo da Flydubai disse ao canal israelense i24 que um dos pilotos foi esfaqueado e que houve momentos em que ela acreditou que morreria.
“Nós apenas ouvimos gritos. Então a porta da cabine se abriu e vimos uma enorme quantidade de sangue”, disse a passageira, identificada apenas como Miriam, ao canal.
Ela afirmou que um dos pilotos estava ferido e recebia primeiros socorros, mas não estava claro quem o havia esfaqueado.
Segundo ela, o avião estava “completamente fora de controle”.
“Houve momentos em que todos nós aqui tínhamos certeza de que não sairíamos vivos”, afirmou.
A mãe de Miriam, Yasmin Abukasis, também relatou à Reuters que a filha estava voltando de Bangkok, na Tailândia, quando ligou para a mãe. Ela contou que ouviu alguém pedir ajuda e, em seguida, um piloto gritando: “Socorro, socorro, socorro”.
“O avião começou a perder o controle, então todas as pessoas gritaram e acharam que iam morrer. Depois de alguns minutos, dois outros pilotos assumiram o controle”, relatou a mãe.
Segundo ela, alguns passageiros israelenses correram em direção ao homem que havia sacado uma faca e tentado atacar o piloto. “Eles seguraram a mão dele e o colocaram no chão. Havia muito sangue por toda parte.”