Marinha aprova teste do novo submarino brasileiro para operação em 2027
Brasil

Marinha aprova teste do novo submarino brasileiro para operação em 2027

  • 30/09/2026 02:33
  • Redação

O submarino Almirante Karam (S43) concluiu a primeira imersão estática na área marítima de Itacuruçá, próxima ao Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A etapa faz parte da sequência de testes que antecede a incorporação da embarcação ao setor operativo da Marinha do Brasil, prevista para 2027.

A CNN Brasil acompanhou o procedimento e esteve a bordo do submarino durante a atividade. O teste foi realizado sem o uso da propulsão e teve como objetivo avaliar o comportamento da embarcação na água, além de verificar a estanqueidade do casco e o funcionamento dos sistemas de bordo.

Na imersão estática, a água do mar entra nos tanques de lastro por meio da abertura dos suspiros. Com a embarcação em uma condição controlada, militares, engenheiros e técnicos acompanham parâmetros relacionados ao equilíbrio do submarino e às variações de peso e inclinação.

Submarino nuclear é projeto mais difícil da história militar, diz almirante | WW Especial

Pesos distribuídos ao longo da embarcação também podem ser movimentados para avaliar as inclinações transversal e longitudinal. Os dados obtidos são usados para determinar o deslocamento e as condições de equilíbrio do submarino e comparar, na prática, os resultados previstos ainda na fase de projeto.

Para o comandante do Almirante Karam, Capitão de Fragata Leandro Amaral, a etapa também é importante para que a tripulação passe a conhecer, na prática, o comportamento da nova embarcação.

“O submarino detém uma grande tecnologia, principalmente pela sua autonomia e pelo seu motor elétrico principal, o que proporciona uma capacidade de até 70 dias de autonomia, cumprindo a missão que lhe foi determinada”, disse o comandante do submarino, Leandro Amaral.

Os próximos testes do Karam envolvem avaliações progressivamente mais complexas, incluindo navegação na superfície, imersão dinâmica e testes de desempenho de sistemas como propulsão, lemes, equipamentos de navegação, comunicação e detecção.

• Marinha do Brasil

Como é a vida dentro do Karam

Durante a visita da CNN Brasil, também foi possível conhecer parte da rotina dos 42 tripulantes que vão operar o submarino.

A embarcação tem alojamentos compartilhados e ambientes destinados às diferentes funções da tripulação. O banheiro tem características semelhantes às de um avião, mas conta com um chuveiro.

A cozinha possui frigobar, fogão, micro-ondas e pia com água doce e salgada. A despensa armazena alimentos suficientes para o preparo de até 170 refeições por dia.

É um espaço compacto e eficiente, onde eu tenho as coisas muito próximas de mim, e que não deixa a desejar em nada. A chapa trabalha rápido e a gente consegue, sim, dar conta do recado, mesmo tendo um espaço pequeno.

terceiro-sargento Marcelo Oliveira, cozinheiro do Karam

Outra característica dos submarinos é a ausência de janelas. Para observar o ambiente externo, a tripulação utiliza equipamentos como o periscópio. Já o sonar permite obter informações sobre o que está ao redor da embarcação por meio de sinais acústicos.

Segundo a Marinha, o submarino pode ter autonomia de até 70 dias, dependendo da missão e das condições de operação.

• Marinha do Brasil

Quarto submarino convencional do PROSUB

O Almirante Karam é o quarto submarino convencional de propulsão diesel-elétrica desenvolvido no âmbito do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos). O programa envolve a construção de quatro submarinos convencionais da Classe Riachuelo. Os três primeiros, Riachuelo (S40), Humaitá (S41) e Tonelero (S42), já foram incorporados à Marinha.

O Karam foi batizado e lançado ao mar em 26 de novembro de 2025 e está na fase de testes que antecede sua entrega ao setor operativo. Construído no Brasil pela Itaguaí Construções Navais, o submarino é uma versão brasileira baseada no projeto francês Scorpène, com adaptações para atender às necessidades operacionais da Marinha.

LEIA TAMBÉM: Como um ‘mini-camarão’ se tornou ponto chave para o futuro da Antártica

Atualmente, a Marinha conta com cinco submarinos incorporados à Esquadra: Tupi, Tikuna, Riachuelo, Humaitá e Tonelero. O Tupi foi construído na Alemanha, enquanto os demais foram construídos no Brasil.

Com a conclusão da imersão estática, o Almirante Karam segue para as próximas etapas de avaliação. A previsão da Marinha é que a entrega ao setor operativo ocorra no segundo semestre de 2027. “O Karam vai contribuir para a proteção da Amazônia Azul, por contar com alta tecnologia e capacidade de lançar, além de torpedos, mísseis e minas submarinas”, disse o comandante do submarino.

O projeto dos submarinos convencionais também integra a preparação para a próxima etapa do PROSUB: a construção do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado (SNCA) Álvaro Alberto.

  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: