UE reduz previsão da safra de milho para o nível mais baixo deste século
- 29/09/2026 15:47
- Redação
A Comissão Europeia reduziu, nesta terça-feira, sua previsão para a produção de milho na União Europeia neste ano para 48,3 milhões de toneladas métricas, o nível mais baixo desde pelo menos 2000, depois que a seca do verão devastou as plantações em várias regiões do bloco.
A nova previsão contrasta com as 50,1 milhões de toneladas projetadas no final de agosto e está 11,9 milhões de toneladas abaixo da estimativa da Comissão para a safra de 2025.
O serviço de monitoramento de culturas Mars reduziu, na segunda-feira, suas previsões para a produtividade do milho na UE, afirmando que as chuvas voltaram tarde demais para reverter os danos causados pelo calor e pela seca do verão no bloco.
Apesar do corte acentuado em sua projeção de safra, a Comissão manteve inalterada sua previsão para as importações de milho no bloco nesta temporada, em 25 milhões de toneladas, ainda bem acima dos 19,3 milhões de toneladas importadas em 2025/26.
Para o trigo “soft”, a principal cultura da UE, a Comissão manteve sua estimativa de produção para 2026/27 em 124,2 milhões de toneladas e sua projeção de exportação em 29,0 milhões de toneladas.
(Reportagem de Gus Trompiz e Sybille de La Hamaide)