TJMT segue fora do ar e atendimento ao público continua suspenso nesta segunda-feira (28); saiba o que está funcionando
Últimas Notícias

TJMT segue fora do ar e atendimento ao público continua suspenso nesta segunda-feira (28); saiba o que está funcionando

  • 28/09/2026 08:58
  • Redação

Nota oficial que está no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) nesta segunda-feira (28) Reprodução O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) continua com os sistemas fora do ar nesta segunda-feira (28), e o atendimento ao público segue sem previsão retorno.

A previsão divulgada anteriormente era de retomada do expediente no começo desta semana, mas as plataformas ainda não foram normalizadas após o incidente de segurança que atingiu a estrutura tecnológica do tribunal.

No entanto, o TJMT informou ao g1 que o Processo Judicial Eletrônico (PJe), usado para movimentação e consulta de processos, já está funcionando.

Para conseguir acessar, o TJMT orienta que, neste momento, o ingresso seja feito diretamente pelos endereços pje.tjmt.jus.br e pje2.tjmt.jus.br, evitando o acesso por meio do portal do TJMT.

Apesar do retorno do PJe, os prazos processuais permanecem suspensos.

Conforme o TJMT, a suspensão segue até quarta-feira (30), com previsão de retomada da contagem na quinta-feira (1º).

A paralisação começou após o tribunal identificar um incidente de segurança em sua infraestrutura tecnológica.

Como medida preventiva, o TJMT retirou o PJe e outros sistemas do ar e iniciou uma série de procedimentos para verificar a segurança das plataformas antes da retomada.

Agora no g1 Segundo o TJ, foram acessadas credenciais de usuários da rede, incluindo logins e senhas criptografadas.

Até o momento, não foram identificadas evidências de acesso a outros dados pessoais de servidores e magistrados, decisões judiciais ou cópias de segurança.

Enquanto os sistemas continuam indisponíveis, casos considerados urgentes seguem sendo encaminhados pelo plantão judiciário.

Medidas urgentes podem ser recebidas por meios alternativos enquanto o sistema eletrônico não é restabelecido.

A Polícia Federal e a Polícia Civil foram acionadas para investigar o incidente de segurança.

Prazos continuam suspensos A portaria publicada pelo TJMT prevê que os prazos processuais dos processos físicos e eletrônicos, de primeiro e segundo graus, permanecem suspensos até 30 de setembro.

A exceção são os processos de execução penal que tramitam pelo Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).

A previsão é que os prazos voltem a correr em 1º de outubro, considerando o período que ainda faltava para cada processo antes da suspensão.

A retomada dos sistemas e do atendimento ao público depende da conclusão dos procedimentos técnicos e de segurança realizados pelo tribunal.

  • Fonte: G1 Mato Grosso
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: