Rússia vai aumentar gastos militares em 27%, revelam documentos
Internacional

Rússia vai aumentar gastos militares em 27%, revelam documentos

  • 28/09/2026 14:24
  • Redação

A Rússia planeja gastar 17,1 trilhões de rublos (US$202,58 bilhões) ​em defesa em 2027, cerca de ​27% a mais do que os 13,5 trilhões de rublos originalmente previstos no orçamento e o valor mais alto desde o início da guerra na Ucrânia em 2022, segundo documentos do governo analisados pela Reuters nesta segunda-feira (28).

Os gastos totais com defesa totalizarão 50 trilhões de rublos nos próximos ⁠três anos, de acordo ​com os documentos. Em 2026, o governo planejava gastar 12,1 ​trilhões de rublos com defesa, mas o valor real é confidencial ⁠e não será divulgado. Parte dos ⁠gastos militares também pode estar contabilizada em outras rubricas ​do ‌orçamento.

Os documentos também revelaram que o governo elevou sua estimativa para o ⁠déficit orçamentário de 2026 para 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB), ante o 1,6% do PIB estimado anteriormente. Os gastos orçamentários em 2026 aumentarão 13,2%, chegando ‌a ⁠48,6 trilhões de ‌rublos, ou 20,9% do PIB.

Espera-se que o governo apresente o projeto de orçamento ao Parlamento até 1º de outubro. Na semana passada, ele anunciou ⁠planos para novos aumentos de impostos ⁠em 2027, a fim de financiar o déficit crescente. Os documentos revelaram que um ‌novo imposto sobre lucros extraordinários para empresas de metais e mineração deveria arrecadar cerca de 200 bilhões de rublos anualmente.

Os documentos revelaram que, em 2026, o governo aumentará seu plano de endividamento líquido em ‌26%, para 5 trilhões de rublos, e gastará 459 bilhões de rublos — cerca de 11% da parte líquida de seu Fundo Nacional de ⁠Riqueza — para reduzir o déficit. Além disso, reduziu a estimativa de receita de petróleo e gás para 2026 de 8,9 trilhões de rublos para ​7,6 trilhões de rublos.

Os documentos revelaram que a dívida pública deve subir ​de 19,9% do PIB em 2026 para 21,7% do PIB em 2027, acima do nível de 20% considerado seguro pelas autoridades. O endividamento total em 2027 aumentará 43%, para 7,7 ‌trilhões de rublos.

  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: