Ilha remota registra nascimento pela primeira vez em 34 anos
- 27/09/2026 06:00
- Redação
Um bebê nasceu na remota ilha escocesa de North Ronaldsay pela primeira vez em mais de três décadas.
Duncan Wilder Thorstein Traill Suarez Ford nasceu em 15 de setembro, marcando o primeiro nascimento na ilha em 34 anos, disse a mãe, Alice Traill Ford, à CNN na última quinta-feira (24).
North Ronaldsay é a ilha mais ao norte de Orkney, medindo apenas 4,8 km de comprimento e 3 km de largura.
Traill Ford, seu noivo Jorge Suarez e a família dividem seu tempo entre a Costa Rica e a ilha da Escócia; o plano original era que Duncan nascesse na Costa Rica, contou ela.
A família já tinha passagens de volta reservadas quando chegou a North Ronaldsay, mas os planos para o parto mudaram.
“Soube imediatamente que aquele seria o parto mais especial, mágico e acolhedor que eu poderia proporcionar a ele”, disse Traill Ford, cuja família comprou a ilha em 1727.
“Minha conexão com a ilha é o que me traz de volta todos os anos. Todos os anos, desde que eu era bebê”, adicionou.
“Sinto que esta ilha ajudou a me criar e é por isso que senti uma conexão e um sentimento de pertencimento tão grandes com a energia daqui, especialmente na casa dos meus antepassados”, acrescentou Traill Ford, que deu à luz na Holland House, construída por seus ancestrais.
Segundo dados do governo escocês de 2024, a população da ilha era de 72 habitantes. Traill Ford disse à CNN que agora há 51 pessoas vivendo em North Ronaldsay.
“Todos estão muito animados”, disse a mãe, que distribuiu pequenas garrafas de uísque decoradas com trevos de quatro folhas e pequenas conchas conhecidas localmente como groatie buckies, que simbolizam boa sorte.
“Eles são como uma família estendida; parece… uma família gigante, uma família da ilha, parentes distantes”, acrescentou ela.
Quanto ao motivo de não nascerem crianças na ilha há tanto tempo, Traill Ford acredita que isso possa se dever à falta de instalações de saúde — não há médico nem hospital, apenas uma enfermeira residente.
“Acredito que seja porque as pessoas talvez tenham receio de complicações durante o parto e, por isso, sintam-se mais seguras em um hospital, onde há todos os recursos necessários caso algo dê errado”, afirmou ela, acrescentando que a viagem de barco até a ilha principal de Orkney leva cerca de duas horas e 40 minutos.
“Em caso de emergência, o helicóptero da Guarda Costeira viria buscá-la; caso contrário, se a pessoa estiver bem o suficiente, teria de viajar até Kirkwall, na ilha principal”, adicionou.