Venda de cerveja em estádios da Inglaterra pode voltar após mais de 40 anos
Esporte

Venda de cerveja em estádios da Inglaterra pode voltar após mais de 40 anos

  • 24/09/2026 16:28
  • Redação

Caso a relação entre futebol e consumo de cerveja esteja clara na sua cabeça, talvez você se surpreenda ao saber que não é permitido beber cerveja nas arquibancadas de partidas de futebol em algumas das principais ligas da Europa, como a LaLiga, a Ligue 1 e a Premier League.

Mas isso pode mudar em breve na Inglaterra e no Reino Unido como um todo, se depender do primeiro ministro do país, Andy Burnham.

O premiê britânico disse recentemente a jornalistas que considera “discriminatórias” as leis atuais que proíbem álcool nas arquibancadas das cinco principais divisões do futebol inglês, já que torcedores podem beber em muitos outros esportes praticados no país, como rúgbi, tênis e críquete.

“Não acho justo que torcedores de futebol sejam tratados de forma diferente”, disse Burnham durante evento nas Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, segundo a BBC. “Acho que essa legislação remonta a uma época em que o futebol era muito diferente.”

“E eu realmente acredito que existe um caso para acabar com essa discriminação. Há diferentes formas de fazer isso. Poderia acontecer, por exemplo, em caráter de teste”, completou o premiê.

Lei banindo álcool em estádios data da era Thatcher

A legislação mencionada por Burnham, o Sporting Events Act de 1985, foi criada pelo governo de Margaret Thatcher para combater a violência em torno do futebol. Na época, o ministro do Interior classificou o álcool como “fator importante para comportamentos violentos e desordeiros”, o que motivou a proibição.

Embora o hooliganismo e a violência entre torcedores tenham sido problemas graves nas décadas de 1980 e 1990, os incidentes diminuíram gradualmente ao longo dos anos, até o cenário atual, em que torcedores ingleses têm, em geral, uma reputação bem melhor no exterior.

Burnham, porém, pode enfrentar dificuldades para revogar ou alterar a lei. A Unidade de Policiamento do Futebol do Reino Unido (UKFPC, na sigla em inglês) afirmou à BBC que qualquer mudança representaria “desafios” à “segurança de funcionários e torcedores nos jogos de futebol”, além de impactar o trabalho da polícia.

A entidade também destacou que partidas de futebol registram muito mais “violência e comportamento criminoso por parte de torcedores” em comparação a outros esportes. “Seria irresponsável alimentar isso permitindo maior consumo de álcool durante os jogos”, concluiu a unidade policial.

Associação de torcedores classifica lei como “ultrapassada”

Ainda assim, a proposta ganha apoio crescente em determinados setores. A Football Supporters’ Association (Associação de Torcedores de Futebol) chamou o Sporting Events Act de 1985 de “ultrapassado”.

“Recebemos bem os comentários do primeiro ministro e concordamos totalmente que a legislação… merece ser revista”, disse Tom Greatrex, presidente da entidade.

Atualmente, a venda de cerveja já é permitida na Women’s Super League, a liga feminina inglesa, após testes bem sucedidos realizados na competição, o que cria um precedente para uma eventual mudança na regra masculina.

Ainda assim, não há, até o momento, nenhum movimento oficial em curso para de fato alterar a legislação, então resta saber até onde essa discussão vai avançar. Por enquanto, a alternativa para os torcedores continua sendo passar pelos pubs antes da bola rolar.

 

  • Fonte: CNN Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br

Compartilhar: