Chuva ajuda e bombeiros de MT controlam incêndio no Morro de Santo Antônio

Chuva ajuda e bombeiros de MT controlam incêndio no Morro de Santo Antônio

  • 02/09/2026 09:59
  • Redação

Cartão postal de MT é destruído por incêndio durante a noite A chuva intensa que atingiu alguns municípios de Mato Grosso ajudou a controlar o incêndio no Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio de Leverger (MT).

O fogo, que começou na segunda-feira (31), atingiu a vegetação do cartão-postal e pôde ser visto de vários pontos de Cuiabá e Várzea Grande(MT).

Nesta terça-feira (1º), três aeronaves e cinco equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para combater as chamas.

Apesar da redução do fogo, os bombeiros permanecem na região para monitorar os pontos atingidos e evitar que novos focos voltem a se espalhar.

Imagens registradas durante o incêndio impressionaram pela dimensão das chamas (assista acima).

Combate ganhou reforço O incêndio foi identificado na tarde de segunda-feira por meio de imagens de satélite que apontaram focos de calor na região.

As primeiras equipes foram enviadas ao local para avaliar a situação e iniciar o combate.

Na terça-feira, a operação foi reforçada com três aeronaves do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) e da Defesa Civil Estadual.

Os equipamentos foram usados para atingir os focos de fogo em diferentes pontos do morro, enquanto as equipes terrestres atuavam na contenção das chamas.

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) também acompanha a ocorrência e monitora o comportamento do incêndio.

Morro de Santo Antônio Assessoria Situação de emergência O incêndio ocorreu durante o período de estiagem, quando a vegetação mais seca e as altas temperaturas aumentam o risco de propagação das chamas.

Por causa das condições favoráveis aos incêndios florestais, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger (MT) decretou situação de emergência por 90 dias.

O decreto considera fatores como a redução das chuvas, o aumento das temperaturas, a baixa umidade da vegetação e a grande quantidade de material seco disponível para alimentar o fogo.

  • Fonte: G1 Mato Grosso
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br.

Compartilhar: