VÍDEO: fumaça de incêndio que já atingiu 15 mil hectares encobre cidades do norte de MT

VÍDEO: fumaça de incêndio que já atingiu 15 mil hectares encobre cidades do norte de MT

  • 08/08/2026 17:42
  • Redação

Fumaça de incêndio que já atingiu 15 mil hectares encobre cidades do norte de MT O incêndio que atinge a zona rural de Nova Santa Helena, a 622 km de Cuiabá, já dura mais de uma semana e consumiu cerca de 15 mil hectares.

A fumaça provocada pelas queimadas se espalhou por municípios da região e voltou a ser sentida pelos moradores nesta sexta-feira (7), inclusive em Cláudia e Sinop.

Desde quinta-feira (6), o Corpo de Bombeiros conta com o apoio de uma aeronave no combate às chamas.

Somente nesta sexta, mais de 21 mil litros de água foram utilizados para tentar controlar o incêndio.

A área destruída pelo fogo equivale a mais de 20 mil campos de futebol.

O combate continua sendo dificultado pelas condições climáticas, com previsão de temperaturas elevadas, ventos fortes e baixa umidade relativa do ar.

Além do avanço das chamas, um dos principais problemas enfrentados pelos moradores é a fumaça.

O material compromete a visibilidade nas estradas, altera a rotina das cidades e provoca problemas de saúde, como ardência nos olhos e dificuldade para respirar.

Assentamento Kenno Avião do Corpo de Bombeiros ajuda no combate a incêndio em Nova Santa Helena A fumaça também afeta a rotina escolar.

No assentamento Kenno, em Cláudia, estudantes tiveram atividades prejudicadas pela baixa qualidade do ar.

Segundo a direção da escola estadual da região, cerca de 20% dos alunos são impactados pela situação.

Segundo a diretora da escola, Daiane Lemos, a visibilidade também prejudica o transporte escolar.

Em alguns pontos do assentamento, a fumaça fica tão intensa que os motoristas não conseguem enxergar com segurança para chegar às casas dos estudantes. “O relato que nós temos do motorista é que alguns estudantes não puderam vir essa semana para a escola, devido à fumaça estar muito alta e ele não tinha visibilidade para chegar até a casa do estudante para pegá-lo.

Então, não foi possível completar o trajeto”, afirmou a diretora da escola.

No posto de saúde do assentamento, a procura por atendimento aumentou desde o surgimento dos focos de incêndio.

Crianças e idosos estão entre os mais afetados, mas os efeitos da fumaça atingem toda a população.

Prejuízos no campo O fogo também atingiu propriedades rurais e provocou prejuízos aos produtores.

Fábio Barros O fogo também atingiu propriedades rurais e provocou prejuízos aos produtores.

Em uma delas, cerca de 250 cabeças de gado ficaram cercadas pelas chamas.

Além das áreas de pastagem e reserva, o incêndio também provocou danos à rede elétrica.

Árvores caíram sobre uma estrada e atingiram parte da fiação de alta tensão.

As equipes do Corpo de Bombeiros atuam por terra e contam com o apoio da Força Nacional no mapeamento das áreas atingidas e no monitoramento do avanço das chamas.

A aeronave é utilizada para lançar água nos pontos mais críticos.

As equipes seguem trabalhando para controlar o incêndio, enquanto as condições de calor, vento e baixa umidade mantêm o cenário de alerta na região.

  • Fonte: G1 Mato Grosso
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br.

Compartilhar: