VÍDEO: 'porcos selvagens' invadem quintal de casa e colocam moradores para correr em MT

VÍDEO: 'porcos selvagens' invadem quintal de casa e colocam moradores para correr em MT

  • 04/08/2026 17:56
  • Redação

'Porcos selvagens' invadem quintal de casa e colocam moradores para correr em MT Um bando com mais de 40 queixadas, conhecidos popularmente como porcos-do-mato ou porcos selvagens, invadiu o quintal de uma casa e assutou os moradores no assentamento Brasil Novo, em Querência, a 912 km de Cuiabá, na última semana.

Câmeras de segurança registraram o momento em que os animais entram na propriedade em meio aos latidos dos cahcorros e gritos de desespero (assista acima).

Apesar da cena impressionante, ninguém ficou ferido e os animais não provocaram danos à propriedade.

A dona da casa, Elenice Paes Cardoso, contou ao g1 que a presença dos queixadas é comum na região, mas nunca havia presenciado uma invasão como essa. "A gente ficou desesperado, com medo, nunca tinha visto tão de perto", relatou.

Segundo Elenice, a reação de um dos cachorros pode ter atraído o grupo para dentro do quintal. "Tinha uma cachorra da minha sogra lá que não tem costume com essa espécie.

Ela foi para cima e eles vieram", explicou.

Embora o episódio tenha terminado sem ataques, o desfecho poderia ter sido diferente.

De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, os queixadas podem reagir de forma agressiva quando se sentem ameaçados, principalmente se estiverem em grandes grupos. "Podem atacar tanto cachorro quanto pessoas.

Não é bom ficar no caminho, não.

Podem inclusive matar outros animais caso haja conflito", alertou.

O tamanho do bando também chamou atenção.

Conforme o especialista, os queixadas vivem em grupos numerosos, normalmente com cerca de 50 indivíduos, mas há registros de bandos que ultrapassam 200 animais. ''Porcos selvagens' invadem quintal de casa e colocam moradores para correr em MT Reprodução Queixadas não são porcos Apesar de serem conhecidos popularmente como porcos-do-mato ou porcos selvagens, os queixadas (Tayassu pecari) não pertencem à mesma família dos porcos.

Eles são mamíferos da família dos taiaçuídeos, grupo nativo das Américas, assim como os catetos.

A espécie possui pelagem escura, com uma característica faixa esbranquiçada na região do queixo, pesa cerca de 30 quilos e ocorre em praticamente todo o território brasileiro.

Para sobreviver, depende de grandes áreas contínuas de vegetação preservada, que podem chegar a sete mil hectares, além da presença de riachos e matas.

Espécie enfrenta risco de desaparecimento O queixada ( Tayassu pecari ) é uma espécie encontrada na América Central e do Sul e o único membro do gênero Tayassu.

Projeto Hapia/Carlos Tuyama Embora ainda seja encontrada em diferentes regiões do Brasil, a população de queixadas vem diminuindo devido à destruição do habitat provocada pelo desmatamento, queimadas e pela caça ilegal para comercialização da carne.

Há alguns anos, a espécie está classificada como "Criticamente em Perigo" na Mata Atlântica, "Em Perigo" no Cerrado e "Vulnerável" no Brasil, conforme avaliações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). ''Porcos selvagens' invadem quintal de casa e colocam moradores para correr em MT Reprodução

  • Fonte: G1 Mato Grosso
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br.

Compartilhar: