Garimpo ilegal é fechado e homem é detido durante operação ambiental em MT; veja vídeo

Garimpo ilegal é fechado e homem é detido durante operação ambiental em MT; veja vídeo

  • 06/06/2026 15:19
  • Redação

Os policiais chegaram ao local após receberem alertas de monitoramento ambiental.

Um garimpo ilegal de extração de minério foi fechado pela Polícia Militar na tarde desta sexta-feira (5), na zona rural de Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá.

Durante a operação, um homem de 38 anos, apontado como responsável pela área, foi levado à delegacia, e máquinas usadas na atividade foram apreendidas.

A ação foi realizada por equipes do Batalhão de Proteção Ambiental durante a Operação Protetor do Bioma.

Os policiais chegaram ao local após receberem alertas de monitoramento ambiental e denúncias registradas na plataforma Mais Brasil, da Polícia Federal, que indicavam desmatamento em uma propriedade rural do município.

No local, os militares encontraram o garimpo em funcionamento e constataram a extração mineral sem licença ambiental.

Também foram identificadas áreas de vegetação nativa desmatadas para a atividade.

Segundo a polícia, foram encontrados equipamentos utilizados na mineração, como uma planta de lavagem de minério, motores estacionários e uma escavadeira hidráulica.

O responsável pela área foi identificado e, conforme a ocorrência, admitiu que não possuía autorização ambiental para a atividade.

Ele também informou que utilizava a propriedade por meio de arrendamento.

Os equipamentos apreendidos foram retirados da área.

A escavadeira hidráulica foi encaminhada à Secretaria Municipal de Obras de Peixoto de Azevedo, onde ficará sob custódia.

A ocorrência foi registrada pelos crimes de funcionamento de atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental, extração mineral sem autorização do órgão competente e desmatamento de vegetação nativa em área de preservação.

O homem foi encaminhado à Polícia Civil para as providências cabíveis.

Segundo a polícia, foram encontrados equipamentos utilizados na mineração, como uma planta de lavagem de minério, motores estacionários e uma escavadeira hidráulica.

  • Fonte: G1 Mato Grosso
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br.

Compartilhar: