Pela primeira vez, mulher indígena assume cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
- 15/04/2026 19:07
- Redação
A nova deputada foi a primeira mulher a presidir a Federação dos Povos Indígenas em MT A deputada Eliane Xunakalo, do povo Kurâ-Bakairi e moradora da Terra Indígena Santana, em Nobres, assumiu por 30 dias a cadeira do deputado Lúdio Cabral (PT) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A posse ocorreu nesta quarta-feira (15), na semana em que é celebrado o Dia Nacional dos Povos Indígenas.
Com a entrada de Eliane, a ALMT passa a contar, ainda que temporariamente, com uma presença indígena no parlamento estadual.
Para a nova deputada, a posse vai além da ocupação do cargo e representa uma conquista coletiva dos povos indígenas. "Mesmo que por 30 dias, nós podemos fazer politica.
Nós lutamos pela coletividade e pela coletividade", afirmou a deputada.
A nomeação faz parte do sistema de rodízio do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, que já contemplou outros suplentes na Assembleia Legislativa e deve ser encerrado em maio.
A trajetória de Eliane Xunakalo Eliane Xunakalo Reprodução A nova deputada foi a primeira mulher a presidir a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, cargo para o qual foi reeleita.
Também participa de articulações nacionais voltadas às mulheres indígenas.
Eliane é bacharel em Direito, com especializações em Direito Administrativo e Administração Pública.
Ela construiu a trajetória na defesa dos direitos indígenas e na atuação em espaços de liderança.