Mato Grosso ultrapassa 900 casos de HIV em 2025 e intensifica prevenção de ISTs durante o Carnaval

Mato Grosso ultrapassa 900 casos de HIV em 2025 e intensifica prevenção de ISTs durante o Carnaval

  • 15/02/2026 10:06
  • Redação

Em 2025 foram registrados 946 casos de HIV e 436 de Aids em Mato Grosso.

Leandro Morais/Prefeitura de Porto Velho A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforçou o alerta para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval em Mato Grosso.

De acordo com a SES, em 2025 foram registrados 946 casos de HIV e 436 de Aids no estado.

No mesmo período, também foram confirmados mais de 600 casos de hepatite no estado.

Confira abaixo:

Como prevenir Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o uso de preservativos masculinos e femininos é a principal forma de prevenção contra as infecções e a gravidez não planejada.

A pasta informa ainda que as unidades básicas de saúde oferecem os preservativos gratuitamente à população.

As ISTs são causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio de relação sexual sem proteção com pessoa infectada.

As doenças mais comuns são HIV, Aids, sífilis, hepatites virais A, B e C, HPV, herpes genital e gonorreia.

Entre os sintomas mais comuns das ISTs estão: Corrimentos genitais;; Feridas nos órgãos genitais ou em outras partes do corpo; Verrugas na região íntima; Dor no corpo; Mal-estar; Febre; Alguns sintomas podem ser confundidos com gripe.

A Secretaria orienta que a procurar uma unidade de saúde ao perceber qualquer sintoma.

  • Fonte: G1 Mato Grosso
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br.

Compartilhar: