Memória e tradição: documentário sobre o Congo em Mato Grosso estreia neste sábado (10) em Cuiabá

Memória e tradição: documentário sobre o Congo em Mato Grosso estreia neste sábado (10) em Cuiabá

  • 10/01/2026 10:22
  • Redação

O documentário “Terreiro Ancestral de Toty, o Rei do Congo” estreia neste sábado 10), no Centro Espírita Pai Xangô, em Cuiabá, a partir das 19h.

Secel- MT A trajetória da principal referência do Congo em Mato Grosso, o mestre da cultura popular Toty, ganha um documentário que estreia neste sábado (10) em Cuiabá.

A entrada é gratuita.

Intitulado “Terreiro Ancestral de Toty, o Rei do Congo”, o documentário mostra o reconhecimento de Toty como mestre no quilombo de Mata Cavalo e seus trabalhos na Dança do Congo, uma manifestação cultural que costuma ser apresentada em Nossa Senhora do Livramento, a 40 km de Cuiabá.

A obra conta uma história pouco conhecida sobre o Congo e seus saberes ancestrais.

A estreia contará com uma roda de conversa com o Mestre Toty e uma apresentação musical com trilhas originais do documentário, interpretadas pela cantora Jamila Amaral.

O curta-metragem destaca a importância da transmissão oral da cultura e o trabalho desenvolvido por Toty na formação do Congo mirim, iniciativa voltada à preservação da tradição entre as crianças.

Mestre Toty Natural de Várzea Grande e morador de Cuiabá, foi na comunidade quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, que Toty fortaleceu suas raízes ancestrais.

Ele se mudou para o local com a família em 1980.

A relação de Toty com o Congo começou ainda na infância.

Em 1974, aos 6 anos, ele pediu à tia para aprender a dança, que mistura tradições africanas com o catolicismo.

Desde então, manteve a ligação com a cultura, que segue presente.

A relação de Toty com o Congo começou ainda na infância.

Secel- MT

  • Fonte: G1 Mato Grosso
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br.

Compartilhar: