Em Belém, Lula defende que ONU seja capaz de cobrar acordos ambientais

Em Belém, Lula defende que ONU seja capaz de cobrar acordos ambientais

  • 04/11/2025 19:52
  • Redação
O presidente Lula está em Belém, para participar da Cúpula de Líderes e da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP30 começa oficialmente em 10 de novembro, mas, no dia seguinte, 11 de novembro, a capital paraense passa a ser considerada a Capital Federal.

A mudança ocorre porque Lula sancionou a transferência da sede de Poder e, com isso, todas as decisões oficiais, como atos e despachos do presidente da República e dos ministros, serão registradas em Belém até o fim da Conferência, em 21 de novembro. A mudança, vale lembrar, é simbólica e já foi aprovada pelo Congresso Nacional.

Ao falar com a imprensa, o presidente destacou que a Conferência de Belém será um marco para o mundo enxergar a Amazônia e reforçou a necessidade de adoção de mecanismos de governança pela ONU que sejam capazes de exigir o cumprimento das deliberações ambientais pelos países signatários.


“Há muito tempo nós temos brigado para que se estabeleça, na ONU, uma governança capaz de exigir, sabe, a cobrança da execução das coisas que nós deliberamos nas questões ambientais, porque se não houver a aprovação dos estados nacionais a gente não consegue colocar nada em prática. O protocolo de Kyoto, sabe, já não foi executado, o acordo de Paris muita gente não está cumprindo.”


A expectativa do governo é receber mais de 60 mil participantes, entre autoridades internacionais e visitantes, sendo o maior evento da Organização das Nações Unidas realizado no Brasil desde a Conferência Rio-92.
1:44
  • Fonte: Agência Brasil
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo E-mail contato@nortaonoticias.com.br.

Compartilhar: