Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 12 de Dezembro de 2017
Pesquisar no site
SAÚDE
     
9 de Dezembro, 2016 - 13:43
Município de MT tem apenas um médico para atender mais de 6 mil pessoas; Prefeito culpa falta de repasse

Moradores do município de Acorizal (a 60km de Cuiabá), denunciam a precariedade na rede municipal de Saúde, e afirmam que apenas um médico está realizando atendimento na cidade. O município conta com população de pouco mais de 6 mil habitantes.

De acordo com moradores, constantemente eles vêm sofrendo com a falta de medicamentos, mas que nos últimos dias a situação se agravou com a demissão de vários servidores do setor da Saúde Pública, ficando apenas um médico para atender no posto de saúde do município.

“Nós vivemos hoje um verdadeiro abandono, a falta de medicamentos é acompanhada pela falta de atendimento, agora eu quero ver o prefeito ou alguém da sua gestão falar que é normal ter apenas um médico para atender toda cidade”, declarou um morador que pediu para não ser identificando, temendo represália de algum integrante do grupo do prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores do município, vereador Adão Neponoceno (PSDB) disse que recebeu as denúncias da população, e que a procurar a secretária de Saúde, Roseane Rodrigues, para cobrar e explicações, foi informado sobre as demissões, como também a existência de apenas um médico, do Programa Federal Mais Médicos, para atender toda população da cidade.

“Eu fui no posto de saúde do município e lá falaram que estava faltando remédio. Cheguei na farmácia o atendente disse que estava tudo certo, mas dentro do posto teve gente falando que os medicamentos chegaram naquela semana, hoje não temos nem fisioterapeuta, sendo que existe uma lista de pacientes para serem atendidos. Pediatra, só quando o Exército Brasileiro fez um exercício na cidade, e atendeu muitas crianças. Há muitos dias que venho questionando essa omissão, até o transporte de pacientes para Cuiabá em falaram que iam cortar”, relatou o vereador.

O presidente do legislativo relatou que o posto médico da cidade está com boa parte da fiação queimada, a ala onde pacientes tomam medicamento está sem energia, ou seja, sem iluminação e ar-condicionado.

Ele disse ainda que foi procurado nos últimos dias por servidores públicos que denunciaram a falta de material de expediente, água, tinta para impressora e até papel higiênico nas Secretarias Municipais.

aos serviços de prestação continuada, porque estes não podem esperar o repasse ser feito, ou que a crie passe”, diz trecho da nota.

Confira a abaixo a nota na integra

NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

A Prefeitura Municipal de Acorizal através de seu prefeito Arcilio Jesus da Cruz vem esclarecer junto a este veículo de informação, bem como a população de Acorizal, e a quem mais interessar, sobre a denúncia do vereador senhor Adão de Paula Neponoceno, com relação à situação da prestação dos serviços públicos da saúde do município de Acorizal.

É inominável que o nobre Vereador encontre, somente agora, oportunidade de desenvolver suas funções de fiscalizador, em meio a este cenário de transição de governo e, sobretudo de crise econômico-finaceira e política, que o vereador parece desconhecer e ainda por cima trabalhar com especulações e invencionices de caráter duvidoso.

As supostas irregularidades e acusações de descaso denunciadas pelo Vereador compõem na verdade imaginações enviesadas por suas preferências pessoais, uma vez que o mesmo se coloca na ala de oposição a gestão do atual prefeito.

Existe um cenário de crise nacional, o Estado de Mato Grosso está tendo dificuldades de pagar a folha, e há meses não repassa as transferências constitucionais relacionadas à saúde e vem atrasando os repasses do FPM, isto desencadeia uma reação de crise nos municípios, sobretudo com relação aos serviços de prestação continuada, porque estes não podem esperar o repasse ser feito, ou que a crie passe.

Um dos motivos de existir algumas situações isoladas e que interferem no andamento dos serviços de saúde é exatamente por conta da ausência de repasses, ou atrasos dos mesmos, o que compromete a realização orçamentária da Prefeitura.

A Prefeitura sempre mantém um caminho de diálogo aberto com a Câmara de vereadores e com a população e o nobre vereador omitiu-se do diálogo e da tentativa de perceber a real situação pela qual passa o município, não somente Acorizal, mas todos os municípios do Brasil.

Espera-se que as necessidades e o bom andamento da coletividade estejam sempre em primeiro lugar, e não a prática de oportunismos politiqueiros, por meio de notícias especulativas, caluniosas e tendenciosas; agindo assim o nobre vereador demonstrou desconhecer o seu município e desrespeitar seus eleitores, pois ao invés de realizar o seu papel de vereador lança na mídia alegações infundadas.

Em que pese o rigor da Lei, e o dever dos gestores de cumpri-las, o momento histórico que vivemos exige uma postura de diálogo e bom senso para enfrentarmos, como sociedade, como munícipes, a atual situação

A Prefeitura assume que algumas dificuldades existem, mas os serviços estão sendo prestados regularmente, todos que procuram o atendimento de saúde recebem o atendimento, nenhum usuário vai embora sem atendimento, e o veículo de transporte de pacientes à Cuiabá está operando regularmente.

O suposto caos que o Vereador insiste em tentar criar, e levar as pessoas a acreditarem que existe, na verdade consiste em situações pontuais que são reflexo da atual conjuntura pela qual passa o País e, ao que parece, o nobre vereador está totalmente alheio a ela.

Afastados o caráter especulativo e tendencioso da denúncia de supostas irregularidades e caos da saúde de Acorizal espera-se bom senso no trato das questões públicas, por parte daqueles que se dispõem ao exercício da função pública.

Desde já agradecemos e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Acorizal/MT, 09 de Dezembro 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ACORIZAL

GABINETE DO PREFEITO


Fonte: VG Notícias
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
SAÚDE
09/12/2017
07/12/2017
06/12/2017
05/12/2017
02/12/2017
01/12/2017
30/11/2017
29/11/2017
28/11/2017
23/11/2017
22/11/2017
21/11/2017
16/11/2017
14/11/2017
13/11/2017
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player