Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 23 de Março de 2017
Pesquisar no site
POLÍTICA
     
7 de Janeiro, 2017 - 20:18
Deputado Silvano destaca ações em prol da reforma agrária e agricultura familiar

A reforma agrária tem sido um dos maiores desafios do deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), desde que assumiu uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em fevereiro de 2015. Com bom trânsito no governo federal e com a parceria com o deputado federal Carlos Bezerra, Silvano, que é de Sinop (503 quilômetros de distância da capital), conseguiu a garantia de que milhares de famílias assentadas no estado terão seus títulos definitivos.

Prova disso são as 1.500 famílias do assentamento Japuranã, em Nova Bandeirantes, há quase duas décadas na área sem qualquer solução. Vale ressaltar que todas essas famílias vivem do que produzem, sendo suas respectivas produções a principal renda familiar. Agora, com a regularização da área, as famílias assentadas terão a chance de contrair linhas de crédito junto ao governo federal e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“A reforma agrária é um grande desafio para muitas famílias e para mim, porque decidi abraçar essa causa, juntamente com o deputado Bezerra. É dolorido andar por esse Mato Grosso afora e ver centenas e milhares de pessoas que há anos brigam na justiça para conseguir não só um pedaço de terra, mas um pouco de dignidade”, disse Silvano Amaral, ao destacar que assentados das Glebas Mercedes I e II, além de assentamentos em Rondonópolis, também serão regularizados.

No ano de 2016, o deputado Silvano Amaral conseguiu destinar recursos para 31 cidades. Parte desse recurso, algo em torno de R$ 4,9 milhões, foi destinada à compra de equipamentos hospitalares e para obras de pavimentação asfáltica. As cidades contempladas com as emendas foram: Porto Alegre do Norte, Feliz Natal, Aripuanã, Guiratinga, Santa Rita do Trivelato, Canarana,Tabaporã, Sinop, Porto dos Gaúchos, Carlinda, Ribeirão Cascalheira, Nova Canaã do Norte, Poconé, Santa Carmem, Castanheira, Nova Ubiratã, Matupá, Nova Santa Helena, Alto Boa Vista, Colíder, Porto dos Gaúchos, Rondolândia, Rondonópolis, Novo Horizonte do Norte, Nova Brasilândia, Cáceres, Barra do Garças, Alto Paraguai, Itaúba, Nova Santa Helena e Terra Nova do Norte.

Na agricultura familiar, o deputado conseguiu injetar quase R$ 1 milhão para a plantação do café clonal ou conilon, como também é conhecido. O recurso é oriundo de uma parceria com o governo do estado, que fornecerá, também, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sedraf), a assistência técnica aos produtores rurais.

Na prática, essa plantação poderá render o dobro de uma plantação do café tradicional, em um mesmo hectare plantado. Isto é, enquanto se colhe 70 sacas do café tradicional, com base em um hectare de terra (10.000²), o café conilon ou clonal poderá render até 120 sacas. O parlamentar esteve em Colniza, onde o projeto do clonal já existe e a ideia agora é investir nas cidades adjacentes. São elas: Aripuanã, Cotriguaçu, Juruena, além dos municípios de Rondolândia, Juína, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Castanheira.


Da Assessoria


 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
POLÍTICA
23/03/2017
22/03/2017
21/03/2017
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player