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Bem Vindo ao Nortão Notícias, 17 de Janeiro de 2018
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09/02/2017
Educação em Estado de Transformação!
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso como Instituição Gestora e mantenedora de políticas públicas para o estado, mira com visão holística e estrategicamente posicionamento geográfico mato-grossense no contexto local, regional e nacional e suas potencialidades educacionais.

Nesse e por este viés pontua a educação como fator de desenvolvimento e sustentabilidade dinamicamente articulada para atender os anseios de uma sociedade humana moderna sedenta pelo saber, pelo compreender para avançar de maneira segura e sustentável no decurso do século 21.

Vincar a Educação Básica; o Ensino Fundamental; Ensino Médio; Médio Integrado; Educação Profissional; Pro jovem Campo; EJA Campo; Proeja; Pedagogia da Alternância... Como elementos sustentadores do tripé produção-Desenvolvimento-Preservação é dar um norte a nova gestão estadual.

Para um estado com vocação agrícola rico em recursos edáficos, hídricos, florísticos, faunísticos clima e condições de intempéries difusamente variáveis, proporcionado ao estado e região uma profusão de riquezas naturais e possibilidade de desenvolvimento sem igual.

Hoje graças a força do povo mato-grossense, o estado tem o domínio nacional na produção primária de grãos, pecuária, extrativismo florestal, mineral... Ademais denota-se um olhar de Águia do governo estadual para uma transformação macro do estado em excelência na produção educativa de conhecimento, de saberes, de ciências e de novas competências...

Dos 141 municípios que compõe o território mato-grossense, apenas 4 comportam população humana superior a 100 mil habitantes, 36 municípios enfaixam menos de 5 mil habitantes humanos, mostrando por esse viés um estado jovem antropologicamente, rico e promissor em todos os sentidos ecológico e economicamente falando.

Como se sabe a Educação Básica do Campo atua intrinsicamente com as populações humanas nas comunidades tradicionais; comunidades Quilombolas, Ribeirinhos; Pescadores, extrativistas, assentados rurais...
Mirando as Modalidades em alternâncias, sob a ótica do respeito às diferenças aos direitos de igualdade, primando pela qualidade e sustentabilidade da vida na perspectiva do acesso a inclusão social, cada vez mais lincada com secretaria de estado educação com firme propósito de uma formação humana duradoura.

Nesse sentido a Educação do Campo de maneira holística características e articulações nas três esferas de governos, aliando-se aos movimentos sociais...Trabalhando calendário escolar diferenciado independente do ano civil, vincando tempo-espaço tempo, anual, semestral e bimestral, ao presencial nas comunidades onde atua.

Para atender as demandas em tela, a Secretaria de Estado de Educação tem como meta gestar procedimentos legais norteadores de direito e dever da sociedade humana, respeitando na sua plenitude às organizações sociais aos conhecimentos técnicos-científicos-empíricos e didático-pedagógico por eles produzidos.

Assim como instituição gestora do saber, dialoga abertamente o campo das ciências, de maneira efetiva com a participação de professores, gestores e comunidade cientifica, dinamizando conhecimentos e cidadania para um estado em transformação.

Romildo Gonçalves é Biólogo Prof. Pesq. Em Ciências Naturais da Ufmt/Seduc. Doutorando em Agricultura Tropical.
Por: Romildo Gonçalves
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