Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 18 de Agosto de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
01/06/2016
Amazônia legal um mundo em profusão!
A Chamada Amazônia Legal é uma vastíssima área de 5,2 milhões de Km2 de terras contínua composta por nove Estados, cobrindo 61% do território brasileiro.

Este tesouro natural detém 90 % de cobertura vegetal primária, que inclui entre outros, o bioma Cerrado e Floresta Tropical úmida, especialmente ombrófila e caducifólia.

A “Amazônia Legal brasileira”, não é, portanto, um conceito geográfico ou ecológico, é apenas uma denominação burocrática de uma área arbitrária que beneficia-se de tratamento fiscal especial por parte do Governo Central. Não o confunda com o conceito de área de “Floresta Amazônica”.

Você sabia que, de todas as formas de alterações de habitats naturais, a mais grave é a derrubada e remoção de florestas nativas?

Você sabia que o uso da madeira como matéria prima para fabricação de papel, intensificou-se a partir de 1719, quando o cientista francês Beamir, viu uma vespa mastigando madeira desvitalizada e usando a pasta resultante para produzir uma substância semelhante ao papel para confeccionar o seu ninho?

Você sabia que a perda de florestas nativas nos últimos cinquenta anos constituem uma das modificações ambientais mais rápida e profunda da história do nosso Planeta?

Você sabia que até 1950 as florestas nativas ocupavam quase 40% da superfície da terra, não coberta pelo gelo?

Você sabia que estudos, pesquisas e levantamentos comprovam que mais de metade das espécies da flora e da fauna do mundo tenha como habitats naturais as florestas tropicais úmidas?

Como exemplo de tal assertiva, foram encontradas 365 espécies de formigas em 10 hectares de floresta tropical? 43 espécies somente na copa de uma única árvore, 28 espécies de trepadeiras e herbáceas em uma única árvore?

Você que o uso irracional dos recursos naturais existentes no globo terrestre sofrem acelerado processo de exaurimento? tendo como desperdício de matéria prima um dos principais fatores?

Você sabia que, a pegada ecológica “per capita”, utilizada para atender as necessidades básicas de uma pessoa com alimentos, água, habitação, energia, transporte, comércio, eliminação de rejeitos, isto é na rotina diária na vida das pessoas! No entanto a espécie humana continua utilizando os recursos naturais à vontade!

Você sabia que, o índice mundial que mede a sustentabilidade ambiental, registra que a média de área em hectares para que uma pessoa possa sobreviver é de 2,2 hectares, e o mundo dispõe na atualidade de apenas 1,8 hectares por pessoa?

Exemplificando citaremos alguns países e a área em hectare para sustentar uma pessoa.

Emirados Árabes 9,5 hectares Brasil 2,2 hectare
Suecia 7,5 hectares China 1,5 hectare
Reino Unido 5,8 hectares Haiti 0,5 hectare
Itália 3,8 hectares Somália 0,4 hectare
Argentina 2,6 hectares

Vale lembrar que em 2010 estamos com a população humana mundial beirando 7,2 bilhões de seres humanos na terra e continua aumentando a razão de 1,4 % ao ano. O que corresponde o nascimento de 200.000 mil pessoas diariamente, é pouco ou quer mais?

Imaginem em 2050, com a população humana mundial entorno de 11 bilhões de pessoas no globo terrestre ávidas por comida, água, ... Você já parou para pensar?

Romildo Gonçalves Biólogo Prof. Pesquisador em Ciências Naturais da Ufmt/Seduc. Doutorando em Agricultura Tropical.
Por: Romildo Gonçalves Biólogo
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player