Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 26 de Abril de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
05/03/2016
Incêndio florestal Mato Grosso no topo!
Primeiro,Segundo, Primeiro, Segundo... Até quando? Mato grosso, infelizmente, embora haja um esforço do atual governo focando a ação ambiental a partir de 2015, para tirar o estado dessa vergonhosa, sem graças e sem nexo posição de líder incendiário do e no país, a pendenga periste.

Dados divulgãos pela National Aeronautics and Space Administration = NASA e pelo, National Oceanic ande Atmospheric Adminitration = NOAA, mostram que 2015 foi o ano mais quente já registrado em no planeta terra desde 1880,  qundo iniciaram os primeiros registros do clima no mundo, ou seja, a 136 anos de  canícula.

O ano de 2016 já começou quente, com previsões cientificas mundo afora de que se seguir esse ritímo poderá últrapassar 2015, em materia de de calouraão e aquecimento global. Look just?
Denota-se nessa seara que o estado de mato grosso ainda patina e feio na prevenção e controle de desmatamente e controle de incêndios florestais, sendo esmagado por uma política ambiental sem controle dvinda do governo federal.

Com uma leitura paleolitica da dianâmica ambiental do século 21, o governo central deixou correr solta a mesma política implada na década de 90, que já não mais responde aos reclames efusivos ambientais, culturais sociais no meio rural.  

Em 2015 houve um aumento de 27% de incêndios florestais no país segundo dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais=INPE recentemente.

Em meio a essa hecatombe geral, o estado do Pará pontuou em primeiro lugar e o Estado de Mato Grosso ficou em segundo lugar na queima geral incêndio florestal mesmo. É pouco ou quer mais?

Se a situação não era boa pode ficar pior existem, duas aeronaves compradas no governos Blairo-Silval, por uma bagatela de sete milhões e quinhentos mil reais para apagar fogo florestal em mato grosso, nunca foram usadas e continua literalmente paradas, enferrujando em hangares públicos e particulares, é possível uma situação dessa? Pois não é, que é!

Em reunião com o ex-comandante do Corpo de Bombeiros de mato  grosso, coronel Alexandre à época, disse lhe que não haveria necessidade de compra de  áeroves para combater fogo no estado por duas razões:

Uma que os incêndios florestais no Estado e no Brasil são de superfície, não incêndio de copa e portanto, não precisam serem combatidos com aeronaveis e sim com ataque direto ao fogo com abafadores, bombas costais, pinga-fogo=aceiro negro...

Ademais, poderia alugar aeronaves dos produtores rurais no periodo da estiagem o que ficaria por um décimo do valor financeiro gasto com a manutenção de aeronaves própria que seria utilizadas por um período de no máximo três meses por ano.

Em recente reunião com o Coronel Abadio da Cunha Junior do Corpo de Bombeiros e atual coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso, falamos sobre a inutilização da aeronaves e o montante de recursos financeiros gastos com elas sendo evaporados com as difusas intempéries mato-grossenses.

Se fosse inteligentemente planejados, esses recursos poderia estar sendo usado para estruturar equipes de apoio e logísticas por terra para controlar as unidades de conservação estaduais que queimaram literalmente em 2015.
Ao tomar conehcimento de tais agrurias seguramente o governador Pedro Taques, revidicará posição mais claras e precisas para prevenir e controlar a destruição ambiental com fogo florestal no estado.

Ha pelo menos três décadas pesquiso a ação do fogo florestal, não a circunscrevendo a não país, buscando entender-lhe a origem, o controle, a evolução.
No decurso de igual período, tenho orientado pesquisadores, gestores, produtores rurais sobre a resposabilidade objetiva, assentado o direito e os deveres do cidadão e do poder público. Assim, fica o alerta, ou prevenimos ou queimamos, a opção é nossa!
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player