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12/12/2015
Educação em Estado de Transformação!
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso como Instituição Gestora e mantenedora de políticas públicas para o estado, mira com visão holística o estratégico posicionamento geográfico mato-grossense no contexto local, regional e nacional e suas potencialidades educacionais.

Nesse e por este viés pontua a educação como fator de desenvolvimento e sustentabilidade dinamicamente articulada para atender os anseios de uma sociedade humana moderna sedenta pelo saber, pelo compreender para avançar de maneira segura rumo ao século 21.
Vincar a Educação Básica; o Ensino Fundamental; Ensino Médio; Médio Integrado; Educação Profissional; Projovem Campo; EJA Campo; Proeja; Pedagogia da Alternância... Como elementos sustentador do tripé produção-Desenvolvimento-Preservação é dar um norte a nova gestão estadual.

Para uma estado com vocação agrícola rico em recursos edáficos, hídricos, florísticos, faunísticos clima e condições de intempéries difusamente variáveis, proporcionam ao estado e região uma profusão de riquezas naturais e possibilidade de desenvolvimento sem igual.  

Hoje graças a força do povo mato-grossense, o estado tem o domínio nacional na produção primária de grãos, pecuária, extrativismo florestal, mineral... Ademais denota-se hoje um olhar de Águia do governo estadual para juntos transformarmos o estado em excelência na produção educativa de conhecimento, de saberes, de ciências de novas competências...

Dos 141 que compõe municípios o território mato-grossense, apenas 4 comportam população humana acima de 100 mil habitantes, 36 municípios enfaixam menos de 5 mil habitantes humanos, mostrando por esse viés um estado jovem antropologicamente, rico e promissor em todos os sentidos ecológico e economicamente falando.

Como se sabe a Educação Básica do Campo atua intrinsicamente com as populações humanas nas comunidades tradicionais; comunidades Quilombolas, Ribeirinhos; Pescadores, extrativistas, assentados rurais...

Mirando as Modalidades em alternâncias, sob a ótica do respeito às diferenças aos direito à igualdade, primando pela qualidade e sustentabidade na perspectiva do acesso a inclusão, a secretaria de estado educação caminha firme e positivamente rumo ao século 21.
Assim a Educação do Campo tem também como características articulações nas três esferas de governos, aliado aos movimentos sociais... Trabalhando calendário escolar diferenciado independente do ano civil, vincando tempo espaço tempo, anual, semestral e bimestral, ao presencial nas comunidades onde atua.

Para atender as demandas em tela, a Secretaria de Estado de Educação tem como meta gestar procedimentos legais norteadores de direito e dever da sociedade humana, respeitando na sua plenitude às organizações sociais aos conhecimentos técnicos-científicos-empíricos e didático-pedagógico por eles produzidos.

Assim está instituição gestora do saber dialoga abertamente o campo das ciências, de maneira efetiva com a participação de professores e comunidade cientifica, dinamizando conhecimentos e cidadania para um estado em transformação.
Romildo Gonçalves é Biólogo Prof. Pesquisador da Ufmt/Seduc
Por: Romildo Gonçalves
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