Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 20 de Agosto de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
20/10/2015
Campo,cidade ,rural,urbano!
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente estudos sobre 104 regiões rurais definida no país, focando nesse viés uma abordagem conceitual, com informações estatísticas e cartográficas possibilitando uma visão integrada, integradora e bastante abrangente do espaço campo-cidade-cidade-campo no Brasil.

Nessa pesquisa o IBGE procura mostrar de maneira inédita, um retrato das 104 regiões rurais designadas por uma ou mais cidades classificada, segundo sua importância na rede urbana brasileira, o que nos permite uma leitura conjugada das regiões identificadas pela pesquisa aos centros urbanos e de sua importância local, regional e nacional.

Na avaliação da pesquisadora do instituto, Adam de Figueiredo, o projeto procura traçar perfis com abordagens mais contemporânea do meio rural brasileiro e como ele vem se desenvolvendo nas últimas décadas no país.
Para fins de planejamento territorial no espaço físico do país é de importante uma visão holística e articulada na medida que, além do Brasil ser um país rural com a grande maioria das cidades brasileira vivendo basicamente da agricultura, de serviços e atividades agrícolas, o urbano também integra esse ambiente de maneira ajustada.

Boa parte das cidades mato-grossenses ilustram esse olhar de maneira singular, vez que dos 141 municípios que compõem o estado 36 municípios enfaixam menos de cinco mil habitantes.  E somente 4 municípios comportam mais de cem mil habitantes pessoas.

Para a pesquisadora, o meio rural é hoje extremamente diversificado. Não se pode e não se dever focar apenas em atividades estritamente agrícolas, vez o espaço urbano, encontra-se intrinsicamente interagindo ao sistema como um todo. Interessante olhar da cientista, não?

Nas regiões centro-oeste e Amazônica essa realidade já se faz presente de maneira bastante sustentável onde atividades múltiplas e de forma harmoniosa convivem com espaços delimitados para outros fins que não a agricultura.

O estudo tem ainda como objetivo permitir a elaboração de políticas públicas e subsidiar sistemas em tomada de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias... O planejamento, identificação e tipificação das estruturas de regiões metropolitanas e demais formas de aglomerações humanas e rurais de maneira harmônica.

Para definir regiões rurais, o IBGE utilizou-se de conceitos de divisões regionais baseadas em área e estudos...Na primeira define espaços e uso da terra, na segunda estabelece espaços estruturados por funções e fluxos, focando um viés logístico, um olhar para o planejamento sustentável.

Essa visão integrada do espaço rural com os centros urbanos nacionais, incorpora ao projeto a presença de grandes Terras Indígenas, Unidades de Conservação... Compondo um complexo aglomerado que vai muito além da estrita produção agropecuária=agricultura+pecurária. Destacando nesse viés as Regiões Norte e Centro-Oeste.

A visão holística sobre o ambiente em tela e da ocupação antropogênica nesse processo, pontua de maneira inteligentemente integrada e harmônica permitindo aos gestores públicos na tomada de decisões para formulação de políticas sustentáveis para um país alvissareiro.
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player