Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 24 de Março de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
01/10/2015
O vôo da galinha!
Pibão, Pibi, Pibinho, bibaço, cara de bobão, cara de palhaço... Essa parece ser a sina do Brasil, viver a vida sobre efeito sanfona ou mais precisamente tobogã desgovernado. Ou como disse meu amigo Arnaldo Jabor, "praticando o rotineiro voo da Galinha"

Embora a atual gestora brasileira, se empolga falando ao vento, mesmo assim não pratica não vislumbra a grosso modo, uma luz no fim do túnel capaz de trazer à tona a desejada sustentabilidade econômica a curto e médio, longo prazo.

Ao longo da última década o que mais se vê no país é um sobe e desce de números sem a menor consistência, sustentabilidade ou garantia de uma economia sustentável. Tentam, tentam, falam, falam, mais a coisa continua prá - lá de feia. O povo já começou a ir às ruas! O enredo desse filme vimos!

Segundo o último levantamento divulgado se a turbulência se prolongar, o Brasil caminha para um buraco sem fim. É pouco ou quer mais? Com a perda de credibilidade do governo e Pibi medíocre, a vaca tossiu, mugiu, berrou e se não segurá-la pelo chifre vai diretamente para o brejo de vez.
Essa descrença se ratificada em pesquisas realizada pelo Banco Central. Na avaliação do economista-chefe da Sul América Investimentos, Newton Rosa, é bom não se animar, pois o resultado desse descontrole será um ponto fora da curva.
A prévia do PIB mostra que o Brasil pode entrar ou á se encontra em recessão. Segundo o Banco Central, o IBC-Br, calculado pelo próprio Branco Central, a retração da economia é literalmente real. Analistas refazem as contas e projetam essa tendência.

Ao focar a palavra recessão, causa calafrios aos brasileiros. No jargão econômico, recessão técnica é quando a economia cai durante dois trimestres consecutivos, e a brasileira já caminha a passos largos a bom tempo.

Uma extensa reportagem da revista inglesa The Economist sobre o Brasil, mostra essa difusa situação. Nela a revista mais lida no mundo mostra a profundidade da questão em tela e alerta o país. No entanto, gestora brasileira considerou a matéria uma espécie de oposição à sua administração.

O pior desse e nesse cenário que vem se desenrolando na economia brasileira não encontra uma reação consistente do governo para barrar essa sangria desatada.
Para os economistas o cenário econômico e até mesmo climático agrava ainda mais a crise de confiança no controle da economia que o governo atravessa.
Para agentes do Centro de Estudos Monetários do IBRE-FGV, a crise de confiança do país é resultado do quadro fiscal: Estes pesquisadores acreditam que o governo não toma as medidas necessárias para contornar a situação em foco.

A luz vermelha continua acessa há uma década na economia brasileira, com essa extintor vencido não haverá energia o suficiente para apaga-la tão cedo.

E agora?  A galinha vai continuar fazendo voos rotineiramente rasantes sobre a economia brasileira? Até quando?

Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player