Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 21 de Fevereiro de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
23/05/2015
O EL niñio esta de volta
O El Niñio chegou e com ele, sol, seca e calorão de 50ºC, essa é a previsão e constatação para 2015. Aliás já é uma realidade nua e crua em várias regiões do país.  Nesse e por esse viés, seria e será bem melhor prevenir do que remediar.
Prevenir e controlar o avanço da difusão das intempéries em ambientes antrópisados, ter um olhar mais aguçado sobre a forte pressão humana sobre os recursos naturais.

Maior controle sobre o desmatamento em curso, sobre o fogo florestal que pipoca de maneira aleatória no meio ambiente, manejo racional e civilizado dos recursos hídricos o uso inteligente da energia elétrica...

São medidas importantes que precisas serem tomadas preventivamente pelos gestores ambientais para evitar sufocos futuros no período da estiagem, para barrar o repeteco rotineiro na última década no estado e região.
Se o ano de 2014 foi o mais quente do planeta conforme monitoramento e registros feitos desde 1880. Com relatórios da Agência Oceânica e Atmosférica =NOAA, apontando que a temperatura média de 2014 superou as marcas de 2005 e 2010. Os quais foram anos ardentes ambientalmente falando.

Fontes da organização das nações unidas=ONU, mostram o recorde de aquecimento no planeta terra registrados nos últimos 134 anos. O relatório foca ainda as regiões do mundo em que foram mais afetadas pelo calorão registrado, dentre estas estão a Rússia, os Estados Unidos, América do Sul, Austrália, África e quase todo o continente Europeu.
Globalmente, a temperatura média da superfície dos mares foi a maior já registrada na história, 0,57°C acima da média do século XX, enquanto a temperatura na superfície da terra ultrapassou em média um “1°C” Celsius.

Surpresos com todo esse calorão ocorrido em 2104, sem a presença do fenômeno El Niñio, cientistas e pesquisadores começam a perguntarem? Imaginem o que poderá vir em 2015, com a presença do fenômeno já confirmada, e mostrando à que veio! Para estes estudiosos, há grandes chances de em 2015 a temperatura na Terra elevar-se ainda mais. Deus queira que não!

Para a Organização das Nações Unidas=ONU, O aquecimento mundial se manterá, uma vez que a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e o aumento da entalpia =calor contido, nos oceanos nos levarão a um futuro mais quente.

Pesquisas divulgadas pela ONU, identificaram que 93% do calor preso na atmosfera pelos gases de efeito estufa, são procedentes da exploração de combustíveis fósseis e de atividades humanas e são estão armazenados nos oceanos, com alterando de maneira significativa a regulação do sistema climático mundial.

Estudiosos e pesquisadores do mundo inteiro, miram grandes complicadores para 2015, a evidente presença do fenômeno El Niñio, a difusão das intempéries, o calorão, os baixos níveis dos reservatórios das hidroelétricas no caso do Brasil, aliado ao calorão, o gasto excessivo de energia elétrica, os se, se, se...das autoridades...
Para o professor, Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe/UFRJ, acionar “as mais custosas” termoelétricas, movidas a gás e a óleo combustível”, Vai poluir mais e não resolverá a questão. Já para Ricardo Savoia, Diretor da R. G. E. C. Thymos. “A situação poderia ser ainda mais grave se a indústria brasileira estivesse boa das pernas, mas".  

Como se vê, as condições de intempéries em flutuação no país e no mundo pontuam estiagem prolongada causada pelo fenômeno El Niñio, expondo de maneira clara as graves deficiências do sistema elétrico brasileiro e ressuscitando pesadelos a sociedade não gostaria de rever.  

Como se vê, e se prevê, a crescente fragilidade do setor energético brasileiro ampliada pela necessidade de energia, aliada ao atrasado e a má gestão de projetos hidroelétricos no país preocupa e muito. A pergunta agora é como os gestores públicos vão explicar tudo isso ao povo?
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player