Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 24 de Agosto de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
07/08/2014
A agroecologia ciência e sustentabilidade!
O que é agroecologia? Agroecologia é uma ciência integradora que agrega conhecimentos de outras ciências, saberes populares de comunidades tradicionais vivenciadas em experiências de campo por meios de pequenos agricultores, comunidades quilombolas, indígenas...

A palavra agroecologia foi utilizada pela primeira vez em 1928 pelo agrônomo Russo Basil Bensin, trazendo como significado prático o conceito de ciências natural com viés na percepção holística, buscando nesse contexto a sustentabilidade ecológica, econômica, social e cultural eticamente falando.

O entendimento da agroecologia enquanto ciência aflorou-se muito fortemente no mundo inteiro a partir das décadas de 60 e 70 defendidas por Bensin, como preocupação maior com a preservação dos recursos naturais.

A partir de uma visão integrada homem natureza a agroecologia historicamente vem se constituindo em práticas louváveis mundo a fora, onde procura-se manejar e produzir de maneira sustentável, respeitosa e conciliadora com a biodiversidade, produtos sadios e saudável para limentação humana e demais animais, como queira.

A coleta e seleção de sementes de diferentes de espécies variadas para produção de alimentos sem o preparo do solo é tão antiga quanto à própria história da agricultura, persistindo até cerca de seis mil atrás, quando os egípcios inventaram o arado de madeira movido com atração animal. Com essa visão o ser humano procurou e procura manejar a terra de maneira ustentável no espaço e tempo como queira, até os dias atuais.

Como se vê, o homem moderno utiliza-se de antiguíssimos métodos como o plantio direto por exemplo, embora hoje um pouco diferenciado, porém tem como objetivo maior diminuir o impacto da atividade humana ao meio ambiente, quando maneja a terra para dela extrair os alimentos de que necessita para sobrevivência.

Trabalhar a terra de forma sustentável diferenciando a prática agrícola sem agressão gratuita o meio ambiente é sem dúvidas uma extraordinária e inteligente maneira de propiciar ganhos duradouros ao homem, ao meio ambiente e a vida na sua plenitude.

O processo de gestão da agroecologia assegura maior sustentabilidade a vida, fluindo de maneira inteligente para preservar a biodiversidade. Ou seja, manejam-se corretamente os recursos bióticos e abióticos como conceitos básicos de preservação, conserva e desenvolvimento, valorizando da produção de alimentos sadios e saudáveis.

Perseguir essa visão holística da utilização harmoniosa dos recursos
naturais sem agressão gratuita ao meio ambiente é uma tendência logica e inteligente. Pense sobre isso!
Romildo Gonçalves é Biólogo, Profº. Pesquisador da Ufmt/Seduc.
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player