Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 29 de Junho de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
14/06/2014
O fenômeno el niño de volta ao Brasil!
Compreender a influência do clima no mundo, aliada aos fenômenos naturais que de maneira direta ou indiretamente afeta a vida em diferentes partes do planeta é uma questão que precisa ser mirada de forma objetiva e necessariamente inteligente pelas autoridades mundiais, para evitar a destruição da vida.

Academias, centros de pesquisas e tecnologias espalhados pelo mundo, aliado ao esforço de cientistas, pesquisadores e estudiosos do tema, procuram entender e compreender a dinâmica desse processo para melhor conviver com os fatos de maneira racionalmente harmônica e criativa.

Uma nova pesquisa realizada por cientistas japoneses, norte americanos, dinamarquês, ingleses e australianos sobre o fenômeno El Niño, mostram que o fenômeno natural El Niño estará voltando ao Brasil em 2014, e poderá beneficiar sobremaneira os produtores rurais do país.

A pesquisa considerada o primeiro levantamento global relacionado diretamente a culturas agrícolas com o fenômeno El Niño, mostra os efeitos desse fenômeno na produção de alimentos mundo afora. Assim como a expansão de algumas culturas anuais nas regiões tropicais.

Os efeitos provocados pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico, tem historicamente ocasionado chuvas torrenciais ou secas prolongadas em diferentes regiões do planeta.  Pesquisar estes fenômenos e antecipar acontecimento contribui de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável e a preservação da vida.

No Brasil, este fenômeno climático tem provocado seca no Nordeste e chuva abundante nas regiões Sul e Centro-Oeste, estas duas últimas regiões consideradas como as maiores produtoras de grãos do país. A pesquisa aponta de maneira global e também localizada como o fenômeno El Niño poderá prejudicar a produtividade mundial de arroz e trigo em outras regiões do mundo.

Segundo a pesquisa em anos de ocorrências do fenômeno La Niña, oposto ao fenômeno El Niño, que faz resfriar as águas do Oceano Pacífico, a produtividade de grãos caem substancialmente, afirma a pesquisa com dados concretos coletados em diferentes ecossistemas mundiais.

Para a Organização Meteorológica Mundial, ligada a Organização das Nações Unidas=ONU, preveem que o fenômeno natural El Niño irá ocorrer no Brasil a partir do meado de 2014. Como se vê o alerta foi dado, governantes, gestores públicos e naturalmente os produtores rurais deve ficar atentos.

Nesse vis-à-vis, a pesquisa pontua mapas e demais informações que podem e devem ajudar os produtores rurais do mundo inteiro, e em especial aqueles das regiões tropicais, com destaque para os produtores brasileiros, detentores de tempo suficiente para decidirem quais culturas ou variedades de espécies desejam plantar.

Nesse viés, nota-se mais uma vez a insofismável contribuição da ciência na incansável busca coletiva de bem estar social, econômico, ambiental... Na produção sustentável de alimentos, aliada a preservação da vida em toda sua plenitude.

Romildo Gonçalves é Biólogo, Mestre e Doutorando em Agric. Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso, Ufmt.
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player