Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 25 de Fevereiro de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
19/05/2014
Há clima para copa do mundo no Brasil?
Se existe clima para a copa? Não consigo mirá-lo! Se comparado, por exemplo, com a copa do mundo de 1970, realizada na Cidade de Guadalajara-México, notar-se-á uma diferença substancial. Naquela época por onde você andasse pelo Brasil, encontrava bandeiras brasileiras hasteadas nas repartições públicas, nas casas residenciais, bandeirolas enfeitando ruas, avenidas, becos, vielas, praças públicas... Era uma festa.

Carros enfeitados com fitas verdes e amarelas era uma febre, um charme a mais no seu carango, o povo incorporou o espírito da seleção. Hoje o que vemos? Não vemos, pelo menos por enquanto a sociedade humana brasileira não demonstrou e nem introjetou entusiasmo ou percepção ao clima da copa em sua rotina diária.

Literalmente falando todos sabemos da paixão do povo brasileiro pelo esporte, com destaque para o futebol, no entanto, até agora, faltando menos de um mês para a bola rolar nos gramados do país, o sangue quente da nação brasileira não aflorou, o espírito esportivo não entranhou na sociedade humana como antes... Não há clima pelo menos por enquanto, isso é bastante visível.

Então pelas barbas do leão, a menos de trinta dias e a coisa continua fria. 2014 chegou, e a massa humana ainda não empolgou com o jogo que tanto lhe atrai, o futebol, a paixão nacional. Por quê? Em todos os quadrantes desse país, por onde você olha não vê aquele clima de festa! Por quê?  

Estamos todos na expectativa, será que essa copa deixará um legado ou será que foi uma roubada para o país? Pergunta o governador do Rio Grande do Sul. E pontua, vamos aguardar os próximos capítulos.

Por outro lado até o momento este evento esta sendo o mais caro do mundo, superando em gastos o que foi usado para construir quatro copas juntas: França - 1998 Coréia do sul/Japão – 2002, Alemanha - 2006 e África do sul -2010.

Outro fator a ser considerado em todo esse processo, segundo se calcula, a FIFA irá arrecadar para si e tão somente para si, nada mais nada menos do que quatro bilhões de Dolores em lucro liquido livres de impostos e tudo mais... Como se diz por ai, vai vendo!

Pois é, faltando menos de trinta dias para o pontapé inicial, o governo federal resolveu divulgar os valores envolvidos para a realização da segunda - Copa do Mundo no Brasil – Segundo dados oficiais foram investidos 25,6 bilhões de reais, com 83,6% ou seja, 21, 4 bilhões, em verbas públicas.

Os grandes investimentos estão concentrados nas obras viárias e transporte=33,6%, estádios=27,7% e aeroportos=26,5%. Merece avaliação? O Sr. Blatter, ainda se acha no direito de falar que o povo brasileiro é preguiçoso, é possível isso? Quem é essa figura?

Que legado essa copa deixará? A queda no apoio a realização desse mundial de futebol no país ocorre em meio à crescente percepção de que o chamado "legado da Copa" será bem menor do que o previsto pelas autoridades e gestores públicos. Aguardemos! O tempo nós dirá!

Romildo Gonçalves é Biólogo, Mestre e Doutorando em Agric. Tropical na Ufmt.
Por: Romildo Gonçalves
 1 Comentários  |  Comente esta matéria!
 Comentários
  Nome: francis.co
  E-mail: francis.familia@hotmail.com
  Publicado às: 23/05/2014 - 22:16:42
  Cidade: nova canãa do norte mt

muito bem gostei do seu comentario isso e muito pouco ainda e nos k vamos pagar por isso com toda a certeza.. correto, sua colocação
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player