Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 24 de Março de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
01/05/2014
A banalização da violência no Brasil!
O crescente índice de criminalidade que vem assolando o país nos últimos anos tem assustado a sociedade. Seja no perímetro urbano ou na zona rural a insegurança é geral e vem se avolumando a cada dia.

O mais agravante de tudo isso é saber que além do aumento desse índice, e a maneira como ela evolui no país inteiro, é realmente preocupante. Banalização de forma gratuita como vem sendo pratica em si gera mais e mais violência, tornando a questão quase senso comum, em todo meio social. Isso não é bom!

Maneira nua e crua, aliada a criminalidade a ela evolui ao vivo e a cores nas ruas, avenidas, becos, vielas, cortiços, favelas, palafitas, prédios de apartamentos. Atingindo todos os estratos da sociedade brasileira, advinda da ganância, da ignorância do trafego de drogas, de roubo fugaz, do desvio da coisa pública...  

De modo geral ela assusta e amedrontam a sociedade brasileira, que sempre viveu em paz e agora vive e convive com esse pandemônio. O mais agravante de tudo isso é notar que até o momento não vislumbramos uma luz no fim do túnel capaz de conter, de barrar esse estado de coisa.

Seja o Silvícola no meio da floresta amazônica, seja o empresário no escritório, os transeuntes nos centros das cidades, o favelado nas palafitas maranhenses, todos se sentem inseguros e o pior sem saber a quem recorrer. Será que estamos vivendo um período hecatombe no país?

Nunca antes na história desse país vivemos um momento de tamanha insegurança, desrespeito, e depreciação humana, seja nas filas dos hospitais, na deterioração, física mental moral... Nota-se no meio desse mundo paradoxal um sentimento de sufocamento social, que urge por solução.

Ao mirar o agravamento desse quadro constata-se nesse vis-à-vis a incapacidade dos gestores públicos no controle da situação. Isso não é bom! Visto que a extrapolação da violência na vida cotidiana começa a ganhar as ruas de grandes centros urbanos, com novas modalidades formação, grupos, blocos, turmas... Como queira!

Este monumental paradoxo que infla no país precisa ser visto com mais acuidade pelas autoridades brasileiras para evitar a perda do controle e da situação. Uma sociedade humana, trabalhadora, ordeira, honesta e pacifica como a brasileira não merece esse estado de coisa. Onde estão governantes e gestores públicos?

Urge nesse viés gestar e gerir politicas públicas sustentáveis engajando nesse processo, gestores, líderes e sociedade comprometida com o bem estar social, o bem estar coletivo, para atender as novas demandas sociais que começam a pipocar no século 21. Ou acordamos para este fato ou a situação pode sair do controle.

Não podemos e não devemos em hipótese nenhuma, permitir que sorrateiramente a violência se instale no país, destruindo valores morais, éticos... De uma sociedade ordeira, honesta... Que sempre fomos. É preciso restabelecer e restaurar a ordem pública o quanto antes.

A conjugação de esforços dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada poderá seguramente reverter esse momento ora em ebulição no Brasil. Acredito sinceramente na inteligência e capacidade humana para dissipar esse quadro que preocupa e assusta.

Romildo Gonçalves é Biólogo, Mestre e Doutorando Em Agric. Tropical.
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player