Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 26 de Março de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
31/01/2014
Fogo florestal, 2013 passou batido!
Estiagem, fogo e fumaça, uma combinação perigosa que assusta e preocupa. Por questões naturais 2013 passou batido, não tivemos problemas com fogo florestal em mato grosso e por extensão para o país.

Aqui na terra de Rondon a chuvas de dezembro de 2012 terminaram em junho de 2013 e recomeçaram em julho do mesmo ano, por uma questão cíclica natural, em outras palavras, 2013 foi um ano literalmente hidrológico.

Já para 2014, a situação será bem diferente, as condições de intempéries estão e continuarão variando muito difusamente. Como é uma questão cíclica que normalmente ocorre de cinco em cinco ano, 2014 promete. E é exatamente aí que precisamos agir antecipadamente. Planejando ações sustentáveis, para evitar que sinistros ocorram.

Embora o período da estiagem seja relativamente curto no Brasil, concentrando-se nos meses de julho a setembro, época em que as condições de climáticas variam muito local e regionalmente, alterando de forma marcante a rotina de vida e a vida no meio ambiente. Portanto todo cuidado é pouco, nesse período.

Com a variação nas condições de intempéries, ou seja, baixa umidade relativa do ar, aumento da velocidade do vento ou como se diz, tudo junto e misturado trazem mudanças significativas ao meio ambiente e a vida, ressecando a vegetação e conseqüentemente aumentando as possibilidades fogo e fumaça no meio ambiente, seja estes ambientes natural ou antropisado.

Nesse período de estiagem a desconfortável situação causada pelos incêndios florestais pode aumentar a morte da fauna, e da flora, além de provocar enormes prejuízos econômicos e sociais aos produtores rurais, aos assentados, aos pecuaristas, e a própria sociedade humana no seu conjunto. É uma questão séria, e precisa ser encarada com muita seriedade. Estamos trabalhando para evitar mal maior.

Gerar e gestar politicas públicas sustentáveis para prevenção, controle e manejo de fogo florestal no estado não é fácil. Porém como disse é dever das diferentes instâncias de governos que um mal maior aconteça, ou seja, gestores federais, gestores estaduais e gestores municipais respectivamente, precisam agir intrinsecamente de maneira ordenada em favor da vida.

Embora existam hoje no Brasil legislações sustentáveis para esse fim, faltam ainda criar infraestrutura de apoio e logística para execução real e direta conforme exigem a sociedade. A formação de brigadas e capacitação de brigadistas a aquisição de equipamentos e ferramentais deve ser prioridade absoluta dos gestores públicos para evitar sinistros ambientais previsíveis e evitáveis.

Disseminar a educação ambiental fortalecendo-a junto às comunidades, focando de forma clara e objetiva orientações e informações precisas de como as pessoas deve agir nesse período é um passo fundamental. Preparar recursos humanos para manejar de forma correta ferramentas e instrumentais no controle do fogo florestal, é outro ponto que não pode ser desprezado para o bom andamento da vida.

Há três décadas pesquiso a ação do fogo florestal, não a circunscrevendo a nosso país, buscando entender-lhe a origem, o controle, a evolução... No decurso de igual período, tenho orientado gestores públicos, produtores rurais... Sobre a responsabilidade objetiva, assentando o direito e os deveres do cidadão e do poder público. Disponibilizo informações no site do Crbio, do IBAMA, do CNPq, do Google, reforçadas em revistas científicas. Dessa forma procuro contribuir com a preservação da vida, e sua continuidade.

Romildo Gonçalves é Biólogo

Mestre em Educação e Meio ambiente
Perito ambiental em Fogo florestal
Prof. Pesquisador de Ufmt-Seduc
romildogoncalves@hotmail.com
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player