Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 21 de Fevereiro de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
14/12/2013
Vida origem e evolução!
O que é vida? Do latim vita, é um conceito muito amplo e admite diversas definições: Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte. Ou, ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo. Ou, a condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu. Ou aquilo que faz com que um ser vivo esteja vivo. Metafisicamente, a vida é um processo contínuo de relacionamentos.

Na prática a origem da vida ainda continua sendo uma das questões que mais intriga a humanidade, embora pesquisada por cientistas, estudiosos, pesquisadores, abordada por pensadores há milênio ainda não foi possível desvendá-la, decifrá-la. Isso é bom, aliás, isto é muito bom!

Nesse ínterim a origem e evolução da vida vêm se sustentando nas interações: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre... Denominados coletivamente como elementos biogênicos "geradores de vida", tendo em sua sustentabilidade os elementos químicos mais abundantes no universo.

Ao interagir em reações físico-químicas, biológicas e bioquímicas com temperaturas reinantes no ambiente permitindo a existência da água em estado líquido, criam-se assim conceitos fundamentais de habitabilidade planetária em zonas e ambientes diversos permissíveis a evolução da vida.

Sobre tais questionamentos ainda pairam duvidas e muitas, sobre o pensar de duas uma: Ou a vida se formou aqui, a partir dos elementos químicos que deram origem ao nosso planeta "Geração espontânea", ou a vida veio de fora "Panspermia", eis a questão?

A cerca de 600 milhões de anos atrás, na era pré-cambriana houve uma explosão de vida no ambiente, seres unicelulares se transformaram em seres pluricelulares, Inter e intercruzando-se numa miríade de vidas e forma diferentes.

No livro a "origem das espécies", Charles Darwin, apresenta evidências abundantes da evolução da vida e seu dinâmico processo evolutivo. Mostrando que a diversidade biológica é resultado literalmente de um processo de descendência. Espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas ancestrais, como os galhos de uma grande árvore = a árvore da vida.

Como se sabe a explosão cambriana gerou debates científicos extensos. O aparecimento rápido de fósseis no "Strata Primordial" foi notado já no século 19, e Charles Darwin, via-o como uma das principais objeções que poderia ser feita contra sua teoria da evolução pela seleção natural.

A complexidade da fauna cambriana, que parece abrupta e vir de lugar algum, está centralizada em três pontos chaves: se houve realmente uma diversificação em massa de organismos complexos sobre um período relativamente curto de tempo durante o início do cambriano: o que poderia ter causado esta mudança rápida? E o que isso iria implicar sobre a origem e evolução dos animais?  

A interpretação não é fácil devido a uma quantia limitada de evidências baseadas principalmente em um registro fóssil incompleto e assinaturas químicas deixadas em rochas cambrianas. O aparecimento relativamente rápido em um período em que aparecem phylos importantes conforme encontrados nos registros fósseis, acompanhados por uma grande diversificação de outros organismos, incluindo animais fitoplânctos, e calcimicróbios, intriga, porém.

O aparecimento relativamente rápido, em um período em que aparecem phylos importantes conforme encontrado no registro fóssil.  Acompanhado por uma grande diversificação de outros organismos, incluindo animais fitoplânctos, e calcimicróbios, intriga, não? Porém, não deixa de ser interessante!

Se até cerca de 580 milhões de anos a maioria dos organismos eram simples, compostos apenas de células individuais, ocasionalmente organizadas em colônias. De 70 a 80 milhões de anos para cá esses organismos aceleraram seu desenvolvimento de forma impressionante conforme definido em termos de relação entre origem e extinção das espécies, permeando a sua diversidade de vida atualizada com a realidade contemporânea.

Este é só o começo de uma grande história da vida no planeta terra. Vamos refletir juntos, sobre a questão?

Romildo Gonçalves é Biólogo
Mestre em Educação e Meio Ambiente
Perito Ambiental em Fogo Florestal
Prof. pesquisador da Ufmt/Seduc
romildogoncalves@hotmail.com
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player