Anuncie Aqui    |    Denuncie    |    Contato    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
Bem Vindo ao Nortão Notícias, 17 de Dezembro de 2017
Pesquisar no site
OPINIÕES
     
17/11/2013
Despoluindo a vida! Ambientalmente falando!
Boas e frutíferas ideias estão pipocando mundo afora, isto porque, segundo relatório da ONU, se concentrarmos esforços na eliminação de poluentes de vida curta poder-se-á preservar a vida e o bem estar social por longo e bom tempo.  

Segundo este relatório a eliminação de fontes poluidora até 2030 permitirá a redução de 0,5 no aquecimento global previsto 1,0º até o ano de 2050.  Seguindo essa mesma linha de raciocínio pesquisa cientifica confirmam que um terço do aquecimento global é causado por poluentes de vida curta.  

Mas afinal o que são poluentes de vida curta? A emissão do chamado carbono negro em suspensão no ar (Co2), e o gás metano emitido via extração de combustíveis minerais permanecem por muito tempo na atmosfera, e são responsáveis por mais de um terço do aquecimento do planeta. Pronto falei!

Para a ex-secretária de estado norte americano Hillary Clinton, que anunciou a criação de uma campanha onde reunirá vários países na luta contra a poluição ambiental, intitulando o tema de ”Coalizão para o clima e a Qualidade do Ar”.  Olha ai, vê-se que ela traz a tona uma questão importante para continuidade da vida na terra, não é mesmo?

Sinceramente falando, gostei da ideia, e penso ser esse o caminho para diminuir este mal que afligem a vida na sua essência agredindo a todos de forma gratuita.  Como se sabe, os poluentes de vida curta destroem a cada ano milhões de toneladas de colheitas mundo afora, além dos efeitos devastadores sobre a saúde animal e vegetal.

Milhares de pessoas morrem todos os anos por causa da fuligem que vem de fornos de siderurgias, fornos de carvoarias, gás de veículos automotores, queima de combustíveis fósseis, queima biomassa de florestal... É uma questão que precisa ser levada a sério pelos gestores públicos!

Por tudo isso e muito mais urge encontrarmos saídas seguras e sustentáveis para evitar a descontinuidade da vida na terra, não é mesmo? Você tem feito algo? Tem de alguma forma trabalhado com esse objetivo? Não seja um acéfalo nesse quesito!

Rodeada por lideranças do Canadá, Bangladesh, México, Suécia, Gana, a senhora Hillary Clinton, declarou, “Esta coalizão, é o primeiro esforço internacional do gênero, que elevará para uma campanha mundial visando à criação de soluções contra os poluentes de vida curta”.  

Como pesquisador e como cidadão, espero que o Brasil também participe ativamente desse processo, agindo de maneira e efusiva com a nova iniciativa, implementando campanhas educativo-informativas, visando à diminuição de impactos ambientais no país.

Encontrar equilíbrio sustentavelmente harmônico em favor da vida, e para sua continuidade, é deve e responsabilidade de todos: governantes, gestores, sociedade e cidadãos gente que pensa.

Portanto, senhoras e senhores seguiremos a lógica do bem estar coletivo, somente assim a vida realmente tem sentido de ser.

Romildo Gonçalves é Biólogo
Mestre em Educação e Meio Ambiente
Perito ambiental em Fogo Florestal
Prof. pesquisador da Ufmt/Seduc
romildogoncalves@hotmail.com
Por: Romildo Gonçalves
 0 Comentários  |  Comente esta matéria!
OPINIÕES
 menos  1   2   3   4   5   6   7   mais 
ENQUETES
VARIEDADES
OPINIÕES
NOTÍCIAS
Copyright © 2010 - Nortão Notícias
Quem Somos  |  Denuncie  |  Contato

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player